IBM

A Universidade de Southampton, no Reino Unido promete mudar a forma como as pessoas armazenam seus arquivos, isso por que uma nova técnica de armazenamento utilizando um pequeno disco de quartzo e lasers conseguiu armazenar impressionantes 360 terabytes de informação.

Pense que os HDs de computadores atuais normalmente armazenam de 500GB à 6TB e tem o tamanho de uma mão humana, já a nova tecnologia, é bem parecida com uma lente de contato, em tamanho e formação.

disco de vidro ciência: disco de vidro armazena 360tb Ciência: Disco de vidro armazena 360TB tecnologia DISCOQUARTZOELASERTECSTUDIO
Imagem – Reprodução

Além do tamanho que impressiona, uma outra função do pequeno disco levou os cientistas envolvidos a ficarem bastante surpresos, isso por que o dispositivo não armazena os dados durante 2, 3, 4, 8, 10 anos como normalmente em um HD comum, mas sim durante incríveis 14 bilhões de anos.

“Os dados são armazenados em cinco dimensões, segundo os cientistas: tamanho, orientação e outras três camadas de nanoestruturas separadas entre si por apenas 5 micrômetros (isto é, a milésima parte de um milímetro). Para experimentar a nova ténica, a equipe registrou diversas obras em pequenos discos de vidro, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Bíblia cristã.” – Matéria Olhar Digital

O dispositivo ainda sobrevive a temperaturas de até 190 Graus Celsius, e foi idealizado como uma maneira de armazenar toda a informação sobre a humanidade, para que futuras gerações possam ter em mãos toda a nossa história.

Os cientistas não informaram se pretendem tornar a tecnologia algo comercialmente produtivo, para ser utilizado em computadores, data centers e até dispositivos mobile (sim, é muito pequeno), mas sabemos o quanto um HD de 2 Terabytes é suficiente para a maioria dos usuários, imagine algo aproximando a casa dos 400 Terabytes?