Android
android lollipop finalmente supera versão kitkat Android Lollipop finalmente supera versão KitKat Android Lollipop vs Android KitKat
A versão Lollipop finalmente deu uma “pirulitada” no KitKat.

O atual relatório mensal sobre a participação das versões do Android no mercado vieram com uma surpresa. O Lollipop (Iniciado a partir da versão 5.0 do sistema) finalmente ultrapassou o marketshare do KitKat.

A Google divulgou no relatório atual, o crescimento do Lollipop estando a frente da versão do produto da Nestlé. No mês de fevereiro o Android KitKat contava com 35,5% das participações. Agora em março, este número cai para 34,4%, enquanto o Lollipop sobe para 36,1%. Mesmo o chocolate da Nestlé não estando mais no topo, vale lembrar que a participação do Lollipop é dividida em duas versões (5.0 e a 5.1).

Android android lollipop finalmente supera versão kitkat Android Lollipop finalmente supera versão KitKat id161972 1
Dados do mês de Março.

A Marshmallow, atual versão do Android ainda tem míseros 2,3% de participação. Apesar de ter um crescimento de 1,1% durante este mês, a situação ainda não é boa. Uma das justificativas para o pequeno crescimento, é a demora em a versão ser liberadas pelas fabricantes. A Samsung por exemplo, tem até o meio do ano para concluir a liberação para todos os aparelhos previstos na lista. Além disso, a situação deve piorar mais ainda caso a Google libere mais versões do Marshmallow, fracionando ainda mais a versão.

Geralmente, o crescimento das versões do Android são mais notadas com a chegada de novos aparelhos ao mercado do que a liberação do Marshmallow para aparelhos já existentes, uma vez que poucos aparelhos são atualizados pelas fabricantes.

As versões mais antigas do sistema vem em queda constantemente. O Jelly Bean que estava com 24,7% no mês anterior, foi para 22,3%. A mesma coisa aconteceu com a versão Ice Cream Sandwich que teve uma leve queda de 0,3%.

Android Froyo em seu fim..

Um detalhe a se observar é que a primeira versão do Android (Android Froyo 2.2) está em seu fim de participação. Tomando apenas 0,1% da participação do sistema no mercado, a versão deve ser extinta totalmente nos próximos meses. Essa situação é difícil de acontecer já em Abril, já que 0,1% de participação envolve diversos aparelhos e usuários, mas ao que tudo indica, a versão descontinuada pela Google em breve deixará o quadro de marketshares do Android.