Cortana

A Microsoft resolveu entrar no mundo de Inteligência artificial e a Cortana é sua principal ‘arma’ para ganhar o mercado com tarefas simples que podem deixar o seu dia mais produtivo.

O futuro da gigante de Redmond parece está repleto de robôs que pensam para você, e não, nada de robôs físicos. A Microsoft anunciou na Build 2016 que tem planos ambiciosos para incluir a Inteligência Artificial em diversos produtos de seu ecossistema para facilitar a vida de seus usuários. Com isso, Bots ficarão encarregados de agendar vôos, responder emails que você esqueceu de responder, marcar eventos que você deveria estar, reservar quarto de hotéis automaticamente sempre que você precisar e muito mais.

Ao anunciar seus planos ambiciosos, podemos começar a comparar a Cortana ao Jarvis, o ‘mordomo’ digital de Tony Stark da trilogia Homem-Ferro.

Jarvis é conhecido por informar a Tony Stark informações sobre localização, lugares, pessoas e muitas outras funções. Jarvis é praticamente um mordomo que cuida dos negócios de Tony Stark, como por exemplo a sua mansão, que é totalmente padronizada com a inteligência do assistente.

A Siri do iOS e Google Now do Android não podem nem mesmo ser comparados a Cortana em pleno cenário atual, isso se levado em consideração a amplitude da atual assistente da Microsoft em todo o seu ecossistema, o que torna incomparável com as atuais assistentes pessoas disponíveis e elevam a Cortana em um nível de Jarvis, assistente com plena inteligência artificial.

Hoje, a Siri e o Google Now trabalham com informações online. Se você quer algo, as assistentes pesquisam para você, ou te auxiliam para que chegue até onde você realmente precisa para completar sua busca, e a Microsoft quer reinventar isso. A empresa revelou estar disposta em fazer com que todos os desenvolvedores e estabelecimentos possam incluir a inteligência de bots em seus aplicativos. Com isso, você poderá utilizar a Cortana para pedir uma pizza em uma rede que já utiliza os novos serviços de inteligência artificial da Microsoft como por exemplo a Domino’s Pizza, e então, a Cortana vai pedir sua pizza e efetuar o pagamento para você utilizando seu cartão de crédito ou débito, informando endereço e outros dados para que a empresa se encarregue de fazer a entrega, sem que você precise acessar o site para isso, ou fazer uma ligação.

“Estamos realmente animados com as novas oportunidades e novas fronteiras,” disse Satya Nadella, CEO da Microsoft.

A Microsoft está reinventando a Cortana. A assiste que iniciou no Windows Phone 8.1, foi de uma ‘simples’ assistente pessoal para uma personalidade virtual que você com certeza vai utilizar muito de agora para frente. Além de funcionar também no Android e iOS, a Cortana agora vai contar com suporte para o Skype, Twitter e diversos outros aplicativos, mas para fazer o uso de sua inteligência artificial. Assim como a Domino’s Pizza, empresas poderão utilizar o kit de desenvolvimento de inteligência artificial da Microsoft para integrar seus sistemas ao Skype, em que clientes poderão conversar com bots da empresa e fazer pedidos por lá mesmo.

“Nós queremos que todos os desenvolvedores possa acrescentar a inteligência em seus aplicativos.” revelou a companhia.

Para algumas pessoas, a Microsoft está ajudando fabricantes de software a finalmente cumprir a promessa de um assistente digital que pode fazer praticamente qualquer coisa. “Está começando a fazer o que pensamos que os assistentes de voz faria em primeiro lugar,” disse Bob O’Donnell, presidente da pesquisa Technalysis. Nós ainda vamos usar sites e apps é claro, mas esses bots vai oferecer uma outra maneira de nos ajudar a fazer às coisas.

Bom, agora que já temos um Jarvis da vida real, quem sabe não apareça um Homem de Ferro por aí? É o que nos resta esperar. Em poucos anos atrás, Jarvis era um sonho, algo extremamente distante, e veja só! Pedir pizza vai se tornar um simples, “Hey Cortana, peça uma pizza de calabresa para mim” e chamar um técnico para consertar um problema na eletricidade pode se tornar algo do tipo “Cortana, meu interruptor parou de funcionar”.

É intensamente gratificante ver empresas como a Microsoft trabalhando em inteligência artificial e tecnologias como o Hololens, que farão da vida do Ser Humano algo mais prazeroso e prático.