Windows 10 Mobile

A Microsoft não para de trabalhar encima do Windows 10 Mobile e está fazendo bonito ao trazer funções como o Continuum e a universalização do Windows. Apesar de todas as atuais mudanças, a empresa parece estar realmente focada em fazer com que o Windows 10 Mobile traga funções diferenciadas e úteis.

Agora, o site MSPowerUser encontrou uma nova patente registrada pela Microsoft e que trás recursos interessantes para a tela de bloqueio;

Windows 10 Mobile windows 10 mobile: nova patente pode trazer funções a tela de bloqueio Windows 10 Mobile: Nova patente pode trazer funções a tela de bloqueio Rich Lockscreen Notifications
Reprodução: Microsoft Power User

Ainda segundo o MSPowerUser, a patente tem o nome de Rich Notifications, que em tradução para nosso idioma significa Notificações ricas. O arquivo da patente tem cerca de 27 páginas, o que sugere um recurso extremamente amplo.

Na imagem, podemos perceber que o usuário poderá interagir com os ícones de notificação da tela de bloqueio, como simplesmente clicar no ícone de chamadas perdidas e visualizar quem realizou a chamada. Também será possível ler mensagens e interagir com o aplicativo Clima, sugere a imagem.

“No passado, notificações (também denominadas de “crachás”), deram aos usuários um rápido resumo de relance em sua tela de bloqueio, capaz de mostrar informações que possam ser de interesse para os usuários. As notificações têm feito um trabalho decente de transmitir informações aos usuários, incluindo uma contagem associada com a notificação, mas ao mesmo tempo esquecem de avisar ao usuário qual a notificação mais importante de outra notificação. Isto acontece porque todas as notificações tendem a ser tratados da mesma forma – ou seja, com um ícone e uma contagem. Além disso, para um usuário ser capaz de identificar uma comunicação associada com uma notificação mais importante, o usuário primeiro tem que verificar quais as notificações são mais importantes. Para fazer isso, particularmente da tela de bloqueio do dispositivo, o usuário tem que desbloquear a tela, vá para o menu Iniciar, encontrar o aplicativo particular associado com a notificação e acessar o aplicativo a fim de agir sobre a notificação. Ao longo do tempo, isso pode ter o efeito indesejável de forçar o usuário a executar várias ações para simplesmente acessar um aplicativo para o qual foi recebida uma comunicação.”

Confira outras imagens divulgadas no arquivo da patente:

É esperado que o recurso seja implantado em versões posteriores do Windows 10 Mobile Redstone, ou talvez em futuras versões do Windows para smartphones.