Moto G4
Imagem: TecMundo - Moto G4

A Motorola lançou recentemente os novos Moto G4, Moto G4 Plus e Moto G4 Play, e como é de costume, diversos canais do youtube e sites de tecnologia começaram a comparar o aparelho contra os principais modelos do mercado. A comparação da vez foi contra o Samsung Galaxy S6, aparelho lançado em 2015, antecessor do Samsung Galaxy S7.

O que muita gente não esperava era que no meio das gravações, o Moto G4 Plus começou a superaquecer e demorar para responder aos comandos, além de demonstrar perda de qualidade nas imagens e vídeos capturados devido ao superaquecimento do processador e GPU do aparelho, problema já conhecido pelos fãs da Motorola após o lançamento do Smartphone.

Ao analisar a gravação de vídeo, é dito que o foco automático do novo intermediário funciona de forma bastante satisfatória, sendo capaz de se ajustar rapidamente na maioria dos ambientes, porém ainda não chega perto do que é encontrado no Galaxy S6.

O superaquecimento e o Moto G4

O superaquecimento é um problema para diversas fabricantes de Notebooks e Smartphones, isso por que esses tipos de aparelhos estão cada vez mais finos, o que demanda cada vez mais de uma poderosa dissipação; dissipação essa que deve ser inteligente, já que Smartphones não utilizam Cooler como em Computadores e Notebooks.

O superaquecimento trás desvantagens como a lentidão do sistema, aplicativos e o incômodo de ver suas mãos ‘queimando’ ao segurar o aparelho, e pode chegar até mesmo aos problemas físicos, já que alguns componentes próximos ao processador e GPU não suportam tanto calor por tempo prolongado.

Um exemplo disso é o famoso problema do Lumia 930, aparelho que teve problemas de aquecimento, não em perda de desempenho, mas sim de hardware. O Lumia 930 ganhou destaque por ter 4 microfones para gravação uma poderosa gravação Dolby Surround em canal 5.1, mas 2 destes microfones simplesmente param de funcionar depois de algum tempo de utilização do aparelho – problema resolvido em assistência técnica, já que a Microsoft mandou trocar o lote de microfones defeituosos (aqueles que não suportam o calor e queimam).