Samsung

Reconhecer o esforço que a Samsung realiza ao trazer novas experiências de tecnologia para o mercado não é difícil. A gigante sul-coreana investe alto em novos dispositivos, como também em novos hardwares cada vez mais potentes. Não é atoa que a companhia foi a primeira do mundo, a lançar uma linha de cartões de memória UFS do mundo.

No entanto, o padrão Universal Flash Storage que alcança resultados cinco vezes maiores que os melhores microSD’s do mercado, deve ganhar sua próxima versão em breve. O chefe de pesquisa da divisão de memória da companhia, Cho Hee-chang, afirmou que o padrão UFS será o futuro dos smartphones e todos os dispositivos que farão parte da ‘Global Internet’.

“A capacidade de gravar em 4K ou 8K, podem fazer  com que dispositivos de armazenamento de alta capacidade sejam partes essenciais do equipamento.”, Disse Cho, citando gadgets como drones e smartphones. “O uso do padrão UFS vai elevar a produção de conteúdos VR (Realidade Virtual) ou semicondutores para automóveis, onde sensores de câmera são muito importantes.”, concluindo.

Segundo a sul-coreana, a segunda geração dos cartões de memória levando o padrão Universal Flash Storage (UFS), está para chegar no primeiro trimestre de 2018. A nova família nomeada UFS 2.0, terá capacidade de ler o dobro de velocidade dos modelos apresentados em Julho deste ano. Sendo assim, espera-se que o dispositivo tenha poder de leitura de próximos 1GB por segundo. Os planos para a terceira geração do padrão, estima uma velocidade de até 2,4GB por segundo, sendo quatro vezes maior que a capacidade do UFS1.0.

Apesar da disponibilidade da primeira versão do novo padrão de armazenamento, ainda não existe nenhum aparelho que suporte o formato, uma vez que ele é incompatível com os slots de microSD, formato que praticamente se universalizou no mercado de dispositivos. Entretanto, se espera que os próximos dispositivos da Samsung – como por exemplo, o Galaxy S8 e sucessor do Note 7 – levem suporte a tecnologia. A segunda geração do UFS deve chegar apenas nos aparelhos estimados a chegar no segundo semestre de 2018, como por exemplo, o Galaxy S9 e seus variantes.