Marketing
marketing concept with business graph and chart hand drawing on blackboard

O Marketing anda junto com qualquer inovação tecnológica, cientifica, artística e/ou em qualquer representação que precise dele para gerar lucro.

Alguns dizem que o Marketing é a alma do negócio, e é absolutamente verdade.

Sem o Marketing, você não consegue atrair um grande número de pessoas para o seu negócio e muito menos, tornar sua marca valiosa.

Nos tempos de hoje, o Marketing se tornou mais fácil – isso por que, com o crescimento das redes sociais, e da rede de internet em geral, é muito mais fácil atrair clientes para seu negócio, sem precisar de sair de casa.

Abaixo, confira 5 dicas para se dar bem em Marketing, e garantir seu sucesso.

1. Escute dicas de seus clientes, amigos e parceiros

O ponto de vista de um Marqueteiro, nem sempre é a “palavra final”. Muitas vezes, o seu cliente tem uma visão do seu negócio bastante abrangente, isso inclui também, um Marketing visionário.

Para se manter presente e vital para os seus clientes, a melhor forma é se comunicar com eles e ouvir os seus comentários.

Quando você se comunica com seus clientes, os problemas que eles estão enfrentando e as informações que eles estão buscando, poderão ser aliados para que o seu projeto de Marketing fique muito mais claro.

Com a comunicação, você sempre buscará informações para aprimorar o seu Marketing presente e no futuro.

2. Esteja sempre aberto para aprender sobre novas idéias

Mantenha-se informado sobre o que são tendências e por que elas importam através da revisão de recursos de marketing relevantes.

Se você está lendo, assistindo, ouvindo conteúdo ou fazendo um curso, mantenha-se ciente e aberto para aprender sobre o que está próximo, e não se limite, dê oportunidade para todas as ferramentas possíveis.

3. Faça apostas pequenas e inteligentes com seu marketing

Nenhuma empresa deve gastar todo o seu orçamento de marketing ou recursos em uma só campanha ou marqueteiro, pois o risco de falha é muito alto.

No início, abuse de novas ferramentas em pouco tempo. Teste um recurso, gaste o suficiente para que você tenha tempo para analisar o que mais é vantagem para seu negócio ou cliente e no final de tudo isso, junte as idéias com o maior aproveitamento, e adicione em seu projeto final.

Desta forma, você começará a ganhar experiência e exposição com uma variedade de técnicas de marketing.

Esta experimentação pode vir a falhar se um determinado meio de marketing, quando outro torna-se mais rentável ao longo do tempo, mas você você já estará ativo com a experiência certa sobre como conduzir os resultados.

Por outro lado, você tem menos a perder como uma empresa ao fazer uma pequena aposta, se um esforço de marketing não conseguir os resultados ou o canal não é mais usado por sua base de clientes.

4. Teste o seu limite e valorize os seus instintos

Quando você estudar o que está acontecendo com seu marketing de forma contínua, rapidamente você será capaz de ver o que está impulsionando os resultados e o que não está.

Prestando atenção em suas análises, dão-lhe a previdência para saber onde ficar gastando tempo com marketing e onde não insistir em exitar.

No entanto, nem todas as decisões que você faz com marketing, precisam ser inteiramente apoiada por dados de análises, como alguns dos maiores sucessos que você verá, serão baseados principalmente em seus instintos, ao correr riscos.

5. Monte uma equipe de talentos

Esqueça a normatividade. Procure montar sua equipe com pessoas de pensamentos diferentes, e que saibam criar ações e planejamentos diferentes.

Assim, sempre que uma ideia falhar, alguém terá um plano B, ou melhor do que isso, todos trabalharão juntos, em uma super ideia diferente.

O Marketing se faz com tentativas, e os erros sempre estarão na vida de um Marqueteiro, até que ele consiga identificar o seu perfil como um profissional experiente e qualificado.