A febre de celulares piratas vai acabar no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), os aparelhos piratas (tipo Orro), começarão a ser bloqueados no Brasil a partir de 15 de Setembro deste ano.

Os “xing ling” serão avisados antes do bloqueio, é o que aponta o Uol. Segundo o site, as operadoras vão enviar mensagens para os usuários, avisando que o aparelho será bloqueado em breve.

Como será feito o bloqueio?

A ANATEL vai considerar pirata, todos os dispositivos que não possuem IMEI válido no GMSA (GSM Association) ou homologação do órgão brasileiro. A partir de setembro, os celulares ilegais que tentarem acessar redes de dados 4G, 3G e 2G no Brasil receberão um aviso e serão bloqueados de fazer ligações ou utilizar dados móveis.

Mais de 1 milhão de aparelhos devem ser bloqueados

Ao todo, as operadoras de telefonia estimam bloquear mais de 1 milhão de dispositivos. A Anatel, por outro lado, diz que não sabe o número de aparelhos que estão irregulares.

Comprei um “Galaxy Orro”, o que devo fazer?

Primeiramente, você deve comprar um novo telefone.

Tanto o vendedor quanto você estão errados. Você provavelmente não poderá lutar pelos seus direitos de consumidor, simplesmente por que o aparelho não é certificado e muito menos deve ter nota fiscal de venda.

Segundo que o vendedor não poderia estar vendendo este tipo de produto, uma vez que, sem certificação da Anatel, os aparelhos são considerados perigosos por não passarem pelos testes de segurança do órgão regulamentador.

celulares piratas chega de orro! brasil vai começar a bloquear celulares piratas em setembro Chega de Orro! Brasil vai começar a bloquear celulares piratas em Setembro mercadoLivre s8Orro
Cópia de Galaxy S8 é idêntica ao modelo original, e custa muito menos que 1/4 do valor da versão oficial. (Imagem/Reprodução: Mercado Livre)

Quem investe em pirataria, contribui para que ela continue crescendo!

Aparelhos piratas em números

Segundo uma estimativa das maiores operadoras do país, cerca de 13 milhões dos 242 milhões de smartphones que acessam a rede móvel disponíveis no país, são de origem não identificada, ou seja, aparelhos piratas.

Ainda sobre estatísticas, são ativados cerca de 1 milhão de celulares sem IMEI e homologação da Anatel por mês no Brasil.

Fonte: Adrenaline