galaxy note 8
Imagem: TecMundo

O Galaxy Note 8 da Samsung enfrentará um campo minado e um tanto competitivo que varia significativamente de suas antecessoras, pois o dispositivo será espremido em várias frentes.

A Sansung lançará o Note 8 antes do iPhone 8, que será lançado no  10º aniversário da Apple. A batalha da Samsung vs. Apple não é nada nova, então digamos que o iPhone será um grande concorrente no espaço premium.

Mas a competição mais interessante para a Samsung deriva de dinâmicas que não existiram para o último lançamento do Note há um ano (o Note 7) ou o ano anterior (o Note 5).

Veja agora como a competição se forma para o Note 8:

O Moto Z2 Force

O Moto Z2 Force tem características agradáveis, uma câmera dupla e uma experiência pura do Android. A captura, como observou Scott Stein da CNET, é que o Moto Z2 Force tem o preço de um telefone premium. Alguém realmente espera que o Moto Z2 Force mantenha seu preço de varejo de US$ 750 ou mais? De jeito nenhum. Assim que o Galaxy Note 8 da Samsung for lançado, o Moto Z2 Force irá descontar. Esse movimento de desconto tornará o buque-chefe da Moto mais consistente com uma jogada de valor.

O Nokia 8

Sim, a Nokia agora possui um telefone principal por meio de sua parceria com a HMD. O dispositivo, que também possui uma experiência pura do Android, adiciona algumas vantagens interessantes de compartilhamento de vídeo e telas divididas, bem como uma câmera dupla com óptica Carl Zeiss. Essa configuração da câmera nega um dos principais recursos da nota 8. O preço ainda deve ser determinado, mas pode ser um concorrente em um elevado nível.

O Google Pixel 2

Os rumores sobre o Pixel 2 estão apenas começando a surgir, mas a Google terá sua própria entrada Android pura, uma versão em tela grande e recursos que colocam o dispositivo contra o Note 8. Podemos até incluir o Essential Phone nesta mistura também. A Google provavelmente manterá seus preços premium. O Essencial não irá.

O fundo do mercado está ficando cada vez mais competitivo com os novos dispositivos premium. E o topo do mercado é um jogo de fidelidade de plataforma entre a Samsung (Android) e a Apple (iOS). Neste ponto, eu diria que a Apple é a menor das preocupações da Samsung quando se trata da concorrência do Note 8.