É um momento triste: AIM, o serviço de mensagens instantâneas da AOL, que foi o núcleo das primeiras experiências sociais de muitas pessoas na internet, será encerrado de uma vez por todas em 15 de dezembro. A AOL anunciou o encerramento ontem (06), reconhecendo que as pessoas agora se comunicam de novas maneiras online, então o AIM não é mais necessário.

“O AIM aproveitou as novas tecnologias digitais e acendeu uma mudança cultural, mas a maneira pela qual nos comunicamos uns com os outros mudou profundamente”, escreve Michael Albers, VP de produtos de comunicação do Oath (o gigante da Verizon que comprou a AOL).

A AOL cortou o acesso ao AIM de clientes de bate-papo de terceiros em março, sugerindo esse encerramento. É difícil imaginar que muitas pessoas ainda estejam usando o AIM, de modo que a mudança, nem este encerramento iminente, são susceptíveis de fazer uma grande diferença.

O AIM foi um dos primeiros e mais bem sucedidos mensageiros instantâneos, amplamente utilizado no final dos anos 90 e até ao longo dos anos 2000.

Mas com a proliferação de smartphones, tudo mudou. As mensagens de texto assumiram o controle de aplicativos de mensagens instantâneas para desktop e, cada vez mais, estamos vendo outros aplicativos sociais, como Snapchat e Instagram, assumindo o controle para aqueles de determinadas maneiras.

Para mensagens diretas, o Facebook também torna as coisas muito mais fáceis, já que você já está conectado a todos que você conhece e pode simplesmente iniciar uma conversa sem trocar coisas arcanas como nomes de tela. Na verdade, o Facebook tem vários bilhões de usuários de serviços de mensagens neste momento, o Messenger e o WhatsApp.

Outros aplicativos de bate-papo clássicos foram encerrados nos últimos anos também. O MSN Messenger foi encerrado em 2014 e o Yahoo Messenger no ano passado (embora o Yahoo também tenha lançado um novo serviço de mensagens com o mesmo nome). Era apenas uma questão de tempo até o AIM se juntar a eles.