Ovo

Os ovos geneticamente modificados são melhores do que os ovos dourado

Muitas vezes, as pessoas advertem sobre a quantidade de colesterol que você come de comer muito ovo de galinha. Mas e se houvesse benefícios para a saúde para ovos também – como drogas que combatem câncer, hepatite e outras doenças? Pesquisadores japoneses do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST) fizeram exatamente isso quando eles com sucesso manipularam geneticamente galinhas para colocar ovos que contêm um agente farmacêutico especial.

De acordo com um relatório da The Japan News, os pesquisadores das Ezequielcélulas precursoras geneticamente modificadas do esperma de frango para produzir um tipo de proteína que está relacionada ao sistema imunológico chamado interferão beta.

Esta proteína revelou-se eficaz no tratamento de câncer de pele maligna e hepatite. As células modificadas foram utilizadas para fertilizar os ovos que produziram pintinhos masculinos. Algumas rodadas de cruzamento dos pintos machos resultaram em galinhas que herdaram os genes com interferão beta.

Drogas mais baratas

A empresa de importação e vendas de reagentes Cosmo Bio Co. em Tóquio, que desenvolveu o método junto com os pesquisadores da AIST e a Organização Nacional de Pesquisa de Agricultura e Alimentação na Prefeitura de Ibaraki, agora tem três galinhas que colocam ovos a cada dois dias. As claras de ovos desses ovos contêm interferão beta.

Por que passar por um processo tão tedioso? O objetivo do projeto era potencialmente reduzir os custos de fazer drogas. “Este é um resultado que esperamos que leve ao desenvolvimento de drogas baratas”, disse Hironobu Hojo, professor da Universidade de Osaka, ao The Japan News. “No futuro, será necessário examinar atentamente as características dos agentes contidos nos ovos e determinar sua segurança como produtos farmacêuticos”.

Este é apenas um exemplo de como os métodos de edição de genes podem remodelar indústrias, especialmente cuidados de saúde. Outros trabalharam na aplicação de edição de genes, como CRISPR diretamente em células cancerígenas ou para um paciente. Produzir drogas baratas de ovos de galinha é outra possibilidade – e bastante criativa, nisso.

Avançando, os pesquisadores planejam trabalhar na estabilização do conteúdo de interferão beta dos ovos para produzir uma dúzia de miligramas a 100 miligramas de um único ovo.