estação espacial chinesa

“De volta para casa”

O que sobe deve eventualmente voltar para baixo, e neste caso é a primeira estação espacial chinesa. O Tiangong-1  deverá entrar na Terra no final deste ano .

A estação de 8,5 toneladas (9,4 toneladas), inicialmente lançada em 2011, hospedou três missões durante seu tempo no espaço, incluindo uma missão envolvendo as primeiras astronautas da China, Liu Yang e Wang Yaping.

Nunca foi concebido para funcionar por mais de dois anos, mas continuou a utilizar até 2016 , quando o seu serviço de dados foi interrompido. Vários meses depois, a China teria perdido o controle da estação, prevendo o eventual impacto com a Terra “na segunda metade de 2017” seria inofensivo.

A agência espacial chinesa afirmou que a maior parte da estação vai se queimar na atmosfera, e o resto provavelmente pousa no oceano.

Ilustração do artista da estação espacial chinesa Tiangong-1, que deverá cair para a Terra no final de 2017.  Estação espacial chinesa cairá na Terra tiangong
A ilustração do artista da estação espacial Tiangong-1 da China, que deverá cair para a Terra no final de 2017. (Crédito da imagem: Escritório de Engenharia de Engenharia Chinês)

No entanto, o astrofísico de Harvard e o entusiasta do espaço, Jonathan McDowell, disseram ao The Guardian  que não será possível adivinhar onde a estação entraria em colisão, mesmo que fosse um dia antes de entrar novamente na atmosfera da Terra.

“Você realmente não pode dirigir essas coisas”, disse ele no ano passado. “Mesmo um par de dias antes de voltar a entrar, provavelmente não saberemos mais do que seis ou sete horas, mais ou menos, quando ele vai descer. Não saber quando vai descer traduz como não saber aonde vai cair.

Mantendo o relógio

Tiangong-1 ainda não é completamente invisível para nós. Em maio, a China informou ao Comitê das Nações Unidas sobre os Usos Pacíficos do Espaço Externo que  continuaria a monitorar a trajetória da estação e informar a organização antes da sua descida final.

“Sim, há uma chance de causar danos, pode demorar um carro de alguém, haverá uma chuva de alguns pedaços de metal, pode atravessar o telhado de alguém, como se uma aba caiu de um avião, mas não é generalizada dano “, disse McDowell ao The Guardian .

Enquanto você observa, tenha em mente que o fim da primeira estação espacial da China não é o fim dessas estruturas em nosso sistema solar. A China lançou seu sucessor , o Tiangong-2, no ano passado, e recentemente atracou com a primeira nave espacial de carga da China . A Rússia tem se associado à NASA para construir uma estação espacial lunar, e a Estação Espacial Internacional ainda está em operação, embora existam planos para substituí-la por uma que orbita a Lua .

O Tiangong-1 em breve será uma coisa do passado, mas o futuro das estações espaciais permanece tão emocionante quanto sempre.