Windows 10 Snapdragon

Windows 10 Snapdragon

A Microsoft revelou que está agora nos últimos estágios de testes que os PCs móveis estão sendo desenvolvidos em parceria com a Qualcomm, com as duas empresas já em discussões com operadoras de telefonia móvel como parte da “segunda metade do processo dev” sobre como vender e Conectividade de provisão para os PCs do Windows 10 Snapdragon.

“O espaço para PC e o espaço do telefone foram um tipo de universos paralelos por algumas décadas … quais duas empresas melhores para juntar esses mundos do que a Microsoft e Qualcomm?” Pete Bernard, gerente de programa de grupo para Windows na Microsoft, disse durante a Qualcomm 4G / 5G Summit em Hong Kong.

“Nós trabalhamos furiosamente em Redmond e com nossos parceiros em San Diego sobre isso. Nós temos centenas desses dispositivos agora sendo usados ​​diariamente … estamos ficando muito longe no processo de desenvolvimento”.

Chamando-lhe a oportunidade de tornar a “experiência de PC ainda mais móvel” – e no que o vice-presidente executivo da Qualcomm, Cristiano Amon, chamou de “um dos projetos mais excitantes” para o gigante de chips, além do 5G – Bernard disse que o maior desafio agora é descobrir Canal de Vendas.

“Nós nos envolvemos com um monte de operadores móveis … falando não apenas estrategicamente, onde isso se encaixa no portfólio e as oportunidades que ele traz, mas tacticamente como nós conseguimos essas coisas no mercado e nas mãos das pessoas”, ele explicou.

A visão da Microsoft para que os PCs sempre sejam conectados através da integração de um SIM embutido (eSIM) permitiria a ativação simples do dispositivo, disse Bernard. No entanto, como apontou Bennett, isso requer uma mudança fundamental nas redes de operadores.

“O eSIM é uma mudança fundamental na forma como os operadores executam suas pilhas de provisionamento, por isso, na verdade, foi uma jornada de três anos para conseguir nossas pilhas para um estado em que podemos providenciar eSIMs no ar”, explicou Bennett.

Com a integração da eSIM e a conectividade sempre existente, entrando no PC, os esforços da Qualcomm para assegurar que os PCs sempre conectados também tenham carga de bateria durante todo o dia também estão sendo bem sucedidos, disse Bernard.

“Uma das anedotas engraçadas é que distribuímos esses dispositivos para todos os nossos diretores e líderes de desenvolvimento no Windows org, e começamos a recuperar todos esses relatórios de bugs … dizendo ‘o medidor de bateria não está funcionando, diz que ainda tenho uma carga total “, disse ele.

“Descobriu-se que não era um erro, ele só tem uma ótima vida útil da bateria. Então, as pessoas estão se acostumando com esse conceito de ter um dispositivo que você não precisa cobrar e, ao mesmo tempo, as pessoas estão se acostumando com isso noção de estar sempre conectado e ter um dispositivo com essa conectividade LTE incorporada.

“Realmente está começando a ressoar mesmo entre os nossos próprios desenvolvedores”.

Em termos de quão expansiva será a suíte Qualcomm-Windows PC, Bernard disse à ZDNet que há espaço para crescer no futuro, com OEMs que mostram muito interesse em desenvolver produtos adicionais.

“Tivemos algumas conversas excelentes com outros OEMs também para dispositivos futuros, e eles estão muito entusiasmados por trazer sua própria rotação para a tecnologia. Portanto, nosso objetivo é habilitar OEMs para criar uma variedade de diferentes tipos de dispositivos a preços diferentes pontos.

Quando chega?

A Microsoft anunciou em dezembro de 2016 que o Windows 10 chegaria aos processadores ARM da Qualcomm, com o objetivo de levar PCs ao século 21, com foco em eficiência de energia, conectividade celular e tecnologia eSIM.

Na época, a Microsoft disse que “ofereceria o Windows 10 na Qualcomm aos OEMs em uma variedade de categorias, incluindo categorias de 6, 10 e 14 polegadas”.

Em maio, a Qualcomm anunciou que funcionaria com os OEMs Asus, Lenovo e HP na construção da gama de PCs móveis alimentados por plataformas Snapdragon 835, incluindo o novo modem X16 LTE.

O CEO da Asus, Jerry Shen, disse na terça-feira que sua empresa é “apaixonada” por essa inovação, dizendo que oferecer o Windows 10 Snapdragon PC proporcionaria linhas adicionais de receita para operadoras.

“Como a computação tornou-se uma verdadeira experiência móvel, a Qualcomm e a Asus comprometeram-se a aperfeiçoar a experiência móvel do consumidor. Portanto, um PC móvel conectado é a extensão natural de nossa colaboração”, disse o executivo-chefe da Asus durante a conferência da 4G / 5G Summit .

“Estamos ansiosos para ver as operadoras oferecerem atualizações mais flexíveis nesta categoria para oferecer experiências de usuários … a conectividade hiper-rápida fortalecerá a fidelidade do cliente, pois trazem mais dispositivos para se conectarem às suas redes”.

A Qualcomm disse que o cronograma para a disponibilidade de PC ainda está procurando um ano depois do anúncio inicial.