veículos elétricos

Agora é a hora dos veículos elétricos

Os veículos elétricos (EVs) estão se tornando mais baratos e mais eficientes , e seus benefícios para o meio ambiente não podem ser exagerados. Para acelerar a adoção desses veículos, várias nações anunciaram planos para proibir a venda de veículos não elétricos, colocando efetivamente fim à criação de novos carros a gás e a diesel.

A Holanda tem uma linha de tempo particularmente ambiciosa, com planos de vender apenas EVs a partir de 2025. Isso faz parte de um compromisso muito mais amplo para o desenvolvimento do futuro do transporte .

Graças aos seus esforços de longa data para incentivar veículos elétricos, a Noruega emergiu como líder em termos de adoção pública. Como tal, não deve ser muito difícil para o país alcançar seu objetivo de todos os carros novos serem zero ou baixos em até 2025.

Na Índia, apenas carros elétricos e híbridos estarão legalmente disponíveis para compra depois de 2030. Este prazo otimista pode ser um desafio para a nação, dado o número relativamente pequeno de estações de carregamento que estão atualmente em vigor em comparação com os motoristas na estrada.

A Alemanha planeja implementar sua proibição total nos motores de combustão interna até 2030, também. Dada a quantidade significativa de produção de automóveis com base no país, esta legislação poderia impactar positivamente o setor de forma mais ampla.

As amplas mudanças propostas pelo ministro do Meio Ambiente, Nicolas Hulot, verão que a França interrompe a venda de veículos movidos a gás e diesel em 2040. No entanto, a capital do país está prevista para impor medidas semelhantes uma década mais cedo.

Pouco depois que a França anunciou seus planos, o Reino Unido seguiu o exemplo com um anúncio semelhante. Carros e vans alimentados por gás e diesel não serão mais vendidos no Reino Unido após 2040.

A estrada adiante

Embora todos esses planos sejam encorajadores, a grande maioria dos países ainda não se comprometeram a uma transição para longe dos automóveis tradicionais. Enquanto isso, alguns, como a China , confirmaram suas intenções de acabar com a venda de carros movidos a combustíveis fósseis, mas ainda não estabeleceram prazos específicos, o que significa que eles podem atrasar a proibição nas próximas décadas.

O impacto global dessas proibições também pode ser menor do que o ideal, dado o tamanho das populações dirigentes das nações. Dos que possuem planos oficiais, apenas a França e a Noruega fazem a lista dos 20 maiores países em termos de veículos per capita.

Também vale a pena notar o fato de que essas medidas apenas proíbem a venda de veículos não elétricos. Essas nações não estão proibindo o uso de veículos movidos a gás ou diesel pela data especificada – eles simplesmente planejam começar a eliminá-los.

Ainda assim, qualquer ação que coloca a humanidade no caminho para um futuro sem combustível fóssil é um passo na direção certa, e, espero, mais nações seguirão o exemplo com suas próprias promessas de proibir a venda de veículos não elétricos