Riscos para a saúde com os fones de ouvido de realidade virtual
Poucos estudos foram feitos para demonstrar os potenciais riscos para a saúde associados ao uso de fones de ouvido de realidade virtual (VR), um gadget que está se tornando cada vez mais popular à medida que sua tecnologia continua a melhorar. Uma equipe de pesquisa da Universidade de Leeds no Reino Unido decidiu assumir esse desafio. Para testar os efeitos da saúde dos fones de ouvido VR, estudaram crianças de 8 a 12 anos que usavam fones de ouvido VR para jogar um jogo de 20 minutos.
“Em um dispositivo VR, um mundo tridimensional virtual é exibido em uma tela 2D e que coloca tensão no sistema visual humano”, Mark Mon-Williams, professor de psicologia cognitiva da Universidade de Leeds, escreveu em um blog que discutia o novo estudo . “Em adultos, isso pode levar a dores de cabeça e olhos doloridos. Mas com crianças, as consequências a longo prazo são simplesmente desconhecidas “.
Embora não tenha sido detectada uma deterioração séria da visão e os efeitos foram de curta duração, os efeitos da saúde dos fones de ouvido VR ainda parecem ser consideráveis para as crianças.Até agora, isso é.
Os pesquisadores de Leeds, liderados pelo especialista em pesquisa de desempenho humano Faisal Mushtaq, descobriram que o uso de fone de ouvido VR faz com que algumas crianças desenvolvam problemas temporários de visão e equilíbrio, apesar de serem expostos por um curto período de tempo.
Duas crianças mostraram uma ruptura na acuidade estéreo, a capacidade de medir diferenças na distância através do som. Uma criança teve um “piora drástica” do equilíbrio logo após o término do jogo VR.
Para o maior uso do VR
O desconforto após o uso de VR não é apenas um problema para as crianças; Usar um dos fones de ouvido ainda é freqüente agitação do estômago para adultos. Depois, também há a questão da disponibilidade de hardware ainda bastante limitada e problemas potenciais causados por problemas de largura de banda que diminuem a experiência global de VR.
“Estabelecer a base de evidências científicas sobre o uso seguro é importante se quisermos assegurar que as crianças se beneficiem de todas as possibilidades excitantes que a VR tem para oferecer”, disse Mushtaq.
Sem dúvida, a VR e sua prima, a realidade aumentada, estão se tornando um foco importante para os maiores nomes de tecnologia, incluindo Facebook, Google, Microsoft e Apple. O uso de AR e VR já não se limita apenas a aplicações domésticas ou de jogos; Eles também estão sendo empregados como uma ferramenta industrial. O Google Glass reashed , por exemplo, está vendo ampla adoção como uma ferramenta de soluções de negócios para a força de trabalho. Enquanto isso, o Hololens da Microsoft está reformulando a forma como a fabricação do veículo é feita na Ford.
A adoção de Stil, AR e VR é indiscutivelmente limitada e não é porque essas tecnologias não possuem potencial. Pelo contrário, eles podem mudar uma série de campos , não apenas jogos. Mas antes de AR e VR serem amplamente adotados, os desenvolvedores precisam descobrir formas de diminuir seus impactos negativos indesejados, como os que os pesquisadores de Leeds mostraram.
Como Mons-Williams escreveu, “uma imensa mudança está à frente de [como] nós vemos as coisas. Queremos garantir que ele seja implementado corretamente desde o início e, para ser justo, o mesmo acontece com a indústria VR, que leva esse tipo de estudo muito a sério “.