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Riscos para a saúde com os fones de ouvido de realidade virtual

Poucos estudos foram feitos para demonstrar os potenciais riscos para a saúde associados ao uso de fones de ouvido de realidade virtual (VR), um gadget que está se tornando cada vez mais popular à medida que sua tecnologia continua a melhorar. Uma equipe de pesquisa da Universidade de Leeds no Reino Unido decidiu assumir esse desafio. Para testar os efeitos da saúde dos fones de ouvido VR, estudaram crianças de 8 a 12 anos que usavam fones de ouvido VR para jogar um jogo de 20 minutos.

“Em um dispositivo VR, um mundo tridimensional virtual é exibido em uma tela 2D e que coloca tensão no sistema visual humano”, Mark Mon-Williams, professor de psicologia cognitiva da Universidade de Leeds, escreveu em um blog que discutia o novo estudo . “Em adultos, isso pode levar a dores de cabeça e olhos doloridos. Mas com crianças, as consequências a longo prazo são simplesmente desconhecidas “.

Embora não tenha sido detectada uma deterioração séria da visão e os efeitos foram de curta duração, os efeitos da saúde dos fones de ouvido VR ainda parecem ser consideráveis ​​para as crianças.Até agora, isso é.

Os pesquisadores de Leeds, liderados pelo especialista em pesquisa de desempenho humano Faisal Mushtaq, descobriram que o uso de fone de ouvido VR faz com que algumas crianças desenvolvam problemas temporários de visão e equilíbrio, apesar de serem expostos por um curto período de tempo.

Duas crianças mostraram uma ruptura na acuidade estéreo, a capacidade de medir diferenças na distância através do som. Uma criança teve um “piora drástica” do equilíbrio logo após o término do jogo VR.

Para o maior uso do VR

O desconforto após o uso de VR não é apenas um problema para as crianças; Usar um dos fones de ouvido ainda é freqüente  agitação do estômago para adultos. Depois, também há a questão da disponibilidade de hardware ainda bastante limitada e problemas potenciais causados ​​por problemas de largura de banda que diminuem a experiência global de VR.

“Estabelecer a base de evidências científicas sobre o uso seguro é importante se quisermos assegurar que as crianças se beneficiem de todas as possibilidades excitantes que a VR tem para oferecer”, disse Mushtaq.

Sem dúvida, a VR e sua prima, a realidade aumentada, estão se tornando um foco importante para os maiores nomes de tecnologia, incluindo Facebook, Google, Microsoft e Apple. O uso de AR e VR já não se limita apenas a aplicações domésticas ou de jogos; Eles também estão sendo empregados como uma ferramenta industrial. O Google Glass reashed , por exemplo, está vendo ampla adoção como uma ferramenta de soluções de negócios para a força de trabalho. Enquanto isso, o Hololens da Microsoft está reformulando a forma como a fabricação do veículo é feita na Ford.

A adoção de Stil, AR e VR é indiscutivelmente limitada e não é porque essas tecnologias não possuem potencial. Pelo contrário, eles podem mudar uma série de campos , não apenas jogos. Mas antes de AR e VR serem amplamente adotados, os desenvolvedores precisam descobrir formas de diminuir seus impactos negativos indesejados, como os que os pesquisadores de Leeds mostraram.

Como Mons-Williams escreveu, “uma imensa mudança está à frente de [como] nós vemos as coisas. Queremos garantir que ele seja implementado corretamente desde o início e, para ser justo, o mesmo acontece com a indústria VR, que leva esse tipo de estudo muito a sério “.