broadcom
3d illustration of a glowing blue Qualcomm logo sitting on top of a glossy microchip

Broadcom rumo à aquisição da Qualcomm

Após os rumores durante o fim de semana, a fabricante de chips Broadcom confirmou hoje que se aproximou da fabricante de chips, a Qualcomm, com uma oferta de aquisição que valoriza a empresa em US $ 130 bilhões (incluindo  US $ 25 bilhões  da dívida líquida).

Especificamente, a Broadcom está oferecendo pagar  US $ 70,00  por ação da Qualcomm, com  US $ 60,00  em dinheiro e  US $ 10,00  por ação nas ações da Broadcom. Pretende-se utilizar o financiamento da dívida se chegar a acordo para o acordo.

A Broadcom diz que a oferta representa um prêmio de 28 por cento sobre o preço de fechamento das ações ordinárias da Qualcomm em  2 de novembro de 2017 – também conhecido como “ o último dia de negociação não afetado antes da especulação da mídia em relação a uma transação potencial”.

E um prémio de 33 por cento no “preço médio ponderado em volume 30 dias não afetado da Qualcomm”.

Embora um analista da Nomura Instinet, citado pela Reuters, sugira que uma oferta de US $ 70 por ação não será suficiente para a proposta de voar.

De acordo com o site da TechCrunch, um porta-voz da Qualcomm, recusou-se a comentar a proposta da Broadcomm neste momento. (Embora em um comunicado de imprensa tenha confirmado o recebimento da oferta, e disse que seu conselho de administração avaliará a proposta de prosseguir “o curso de ação que é o melhor interesse dos acionistas da Qualcomm”.)

Mas…isso vai dar certo?

A Qualcomm tem uma aquisição (longa) pendente, da fabricante de chips NXP Semiconductors NV, nos trabalhos – e a Broadcom observa que sua oferta não depende se a Qualcomm consegue ou não fechar com a NXP nos termos atualmente divulgados (oferece US $ 39 bilhões para o chipmaker baseado na Holanda, que tem foco nas aplicações relacionadas ao carro e também na identificação baseada em segurança).

Em uma declaração sobre sua proposta, o presidente e CEO da Broadcom, Hock Tan, sinalizou “maior escala e maior diversificação de produtos” como principais fatores estratégicos para a oferta.

“A empresa combinada será posicionada para fornecer soluções de semicondutores mais avançadas para nossos clientes globais e para aumentar o valor do acionista”, acrescentou.

O preço da ação da Qualcomm fechou em US $ 61,81 na sexta-feira.

As ações da empresa recentemente deram um golpe depois que o WSJ informou que a Apple planejava soltar componentes da Qualcomm nos futuros dispositivos iOS – em favor dos chips Intel ou, possivelmente, do MediaTek.