A mudança ocorre mais de oito meses depois que a empresa anunciou planos para bloquear automaticamente anúncios que não atribuem aos Padrões de Melhores Anúncios, uma coleção de melhores práticas para tornar os anúncios menos irritantes.

A partir desta quinta-feira (15), o Chrome bloqueia o seguinte na versão para computador: anúncios que se ocupam do navegador, anúncios pop-up, reprodução automática de vídeos com som e grandes anúncios que assumem a parte inferior da tela e não se movem.

No celular, os anúncios que serão bloqueados incluem aqueles com animação intermitente, os anúncios exibidos antes do carregamento do conteúdo e anúncios que se deslocam pela tela inteira.

Mas a empresa disse que não bloqueará todos os anúncios, apenas aqueles considerados mais intrusivos pelos pesquisadores da Coalizão para Melhores Anúncios. Mais de 40.000 pessoas participaram de pesquisas para determinar os piores infratores.

“Ao se concentrar na filtragem de experiências de anúncios perturbadores, podemos ajudar a manter todo o ecossistema da web saudável e dar às pessoas uma experiência de usuário significativamente melhor do que hoje”, disse o vice-presidente do Chrome, Rahul Roy-Chowdhury, em um post no blog desta semana.

O Google disse que classificará sites como de passagem, avisado ou falho, e alertará os sites sobre as violações. Os proprietários do site podem acessar a avaliação através de uma ferramenta do Google e podem pedir para serem revistos novamente uma vez que eles abordam os anúncios ruins.

Se um site tem muitos anúncios intrusivos e ignora as notificações do Google por 30 dias, o navegador começará a bloquear os anúncios.

O Google não quer matar os anúncios inteiramente, pois é isso que gera a grande maioria de sua receita através de sua rede de publicidade.