Marc Randolph
Foto: Gage Skidmore. Peoria, AZ, United States of America

Com cerca de 140 milhões de usuários, a Netflix se tornou uma febre da atualidade. A empresa, que “começou” com uma multa de US$40, hoje vale aproximadamente US$ 37 bilhões.

Um dos responsáveis pela invenção da Netflix, Marc Randolph, foi um dos palestrantes mais esperados do VTEXDAY 2018, evento anual sobre e-commerce e empreendedorismo.

Com cerca de uma hora de palestra, Marc “apertou” a tecla da persistência diversas vezes. Para ele, a persistência é um dos principais atributos para garantir o sucesso.

Segundo ele, seus familiares diversas vezes discordaram de suas sugestões de empreender, dizendo, muitas vezes, que eram péssimas ideias. No entanto, Marc foi levado pela ousadia e acreditou em si mesmo.

Durante a palestra, Marc complementou o conteúdo com uma frase que o público mal esperava ouvir;

Não deixe passar 24 horas para trabalhar uma ideia, você vai esquecê-la ou vai desistir dela.”

Para Marc, as ideias vem e vão rapidamente. Por isso, ele acrescentou ser extremamente importante trabalhar em ideias o mais rápido possível, para que você possa começar e empreender. Não necessariamente que você deve abrir uma empresa e tentar à risca em 24 horas, e sim que você deve escrever suas ideias, pensar e desmembra-las de forma que possa trabalhar nisso mais tarde.

“Você pode acordar em uma segunda-feira e ter 16 ideias na cabeça. Então, vai chegar a terça-feira, quarta, quinta e você não vai se lembrar nem da metade. Quando chegar a sexta-feira, você vai ter uma única ideia. É só uma, mas você vai ter uma ideia.”

Coletiva de imprensa

Nós estivemos na coletiva de imprensa de Marc. Na coletiva, ele afirmou que “Não sou bom em empresas grandes.”. Marc deixou a Netflix por que, segundo ele, “Chegou um momento em que outras pessoas eram melhores do que eu para tocar a Netflix”.

“O segredo de um empreendedor é saber o que o nosso cliente vai querer futuramente. Eu conheço o DNA da Netflix e lá no início a gente  sabia que o futuro seria o streaming. Só não tínhamos a tecnologia para isso.”

Mark deixou a empresa em 2002, antes de estourar mundialmente.