Facebook
A smartphone user shows the Facebook application on his phone in the central Bosnian town of Zenica, in this photo illustration, May 2, 2013. Facebook Inc's mobile advertising revenue growth gained momentum in the first three months of the year as the social network sold more ads to users on smartphones and tablets, partially offsetting higher spending which weighed on profits. REUTERS/Dado Ruvic (BOSNIA AND HERZEGOVINA - Tags: SOCIETY SCIENCE TECHNOLOGY BUSINESS)

O Facebook anunciou na tarde desta sexta-feira (28), mais um escândalo de falha na segurança que pode ter atingido cerca de 50 milhões de perfis. Apesar de tomar consciência do problema, a rede social afirmou “não saber ainda se informações das contas foram acessadas na brecha. Por precaução, 90 milhões de usuários terão que acessar o perfil de novo.”

A falha atinge diretamente as contas de usuários através da função “Ver como” – que fica no perfil dos usuários, possibilitando a visualização do perfil como se fosse outra pessoa. Para a investigação do ocorrido e correção da falha, o Facebook desativou o recurso.

nova falha de segurança afeta 50 milhões de perfis, diz facebook Nova falha de segurança afetou 50 milhões de perfis, diz Facebook facebook vercomo
Função é desativada após novo escândalo de segurança do Facebook. Imagem: Reprodução/Facebook.

Ainda segundo o Facebook, o FBI já investiga o caso nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há informações de possíveis afetados. O Facebook emitiu uma notificação para todos os perfis que precisarem fazer login novamente, a fim de explicar o ocorrido.

As ações do Facebook na bolsa de Nova Iorque tiveram queda com a divulgação da nota. No Brasil, títulos da B3 continuam em alta.

O Facebook prometeu detalhar a falha e identificar possíveis danos. Segundo a companhia, ainda é cedo para medir impactos.