A política de direitos autorais da União Europeia tornou-se um importante ponto de conversa para os criadores de conteúdo do YouTube no mês passado, pois as pessoas se apressavam em informar ao público quais as consequências da nova diretriz.

Susan Wojcicki, CEO do YouTube, passou a primeira parte de sua carta aos criadores que aborda sobre o Artigo 13, um novo requisito que daria ao YouTube o único ônus de impedir que o conteúdo protegido por direitos autorais fosse carregado e compartilhado por seus criadores. No momento, o YouTube permite a existência de material de copyright remixado em sua plataforma sob o Fair Use Act. Mas os críticos do Artigo 13 sugerem que, à medida que o YouTube se torna mais responsável por qualquer conteúdo protegido por direitos autorais, um filtro mais severo será aplicado a qualquer vídeo enviado para a plataforma, o que poderia sufocar o trabalho dos criadores.

É um problema específico para o YouTube, onde Fair Use permitiu que os criadores de conteúdo prosperassem, estimulando toda uma geração de cultura de remixes que define a comunidade do YouTube. Wojcicki escreveu sobre esse problema em sua carta aos criadores, condenando a decisão da UE de aprovar a diretiva de direitos autorais e reconhecendo que isso levaria a problemas muito além das fronteiras da Europa.

“Essa legislação representa uma ameaça tanto para o seu sustento quanto para sua capacidade de compartilhar sua voz com o mundo”, escreveu Wojcicki. “E, se implementado como proposto, o Artigo 13 ameaça centenas de milhares de empregos, criadores europeus, empresas, artistas e todos que eles empregam. A proposta forçará plataformas, como o YouTube, a priorizar conteúdo de um pequeno número de grandes empresas. O ônus da prova de direitos autorais será alto demais para a maioria dos criadores independentes. Existe um caminho melhor para direitos autorais on-line, mas é importante que você fale agora, já que esta decisão pode ser finalizada até o final do ano.”

Wojcicki não é a primeira executiva do YouTube a se manifestar contra a diretiva de direitos autorais da UE. Robert Kyncl, diretor de negócios do YouTube e responsável pelos criadores, divulgou uma postagem no blog antes da votação, expressando suas próprias preocupações sobre como isso poderia afetar os criadores de conteúdo.

“Os detentores de direitos autorais têm controle sobre seu conteúdo: eles podem usar nossas ferramentas para bloquear ou remover seus trabalhos ou podem mantê-los no YouTube e ganhar receita com publicidade”, escreveu Kyncl. “Em mais de 90% dos casos, eles optam por deixar o conteúdo em dia. Permitir essa nova forma de criatividade e envolvimento com os fãs pode levar a uma promoção global em massa e ainda mais receita para o artista”.

Até mesmo alguns dos pioneiros da internet – como Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, e Jimmy Wales, co-fundador da Wikipédia – argumentaram que a diretiva é muito vaga em sua forma atual para operar adequadamente.

“Apoiamos a consideração de medidas que melhorem a capacidade de os criadores receberem uma remuneração justa pelo uso de suas obras on-line”, diz uma carta aberta. “Mas não podemos apoiar o Artigo 13, que obrigaria as plataformas da Internet a incorporar uma infraestrutura automatizada de monitoramento e censura em suas redes. Em prol do futuro da Internet, pedimos que você vote pela supressão desta proposta.”

Há outra razão pela qual executivos do YouTube, como Wojcicki e Kyncl, falam abertamente sobre o assunto: se o principal ônus recair sobre o YouTube de impedir que o conteúdo protegido por direitos autorais se espalhe, o mesmo acontece com o peso financeiro. O YouTube já investiu mais de US$ 60 milhões em seu sistema Content ID, que os criadores argumentam que sofre com suas próprias falhas. Mas a nova diretiva da UE pressionaria o YouTube a ser ainda mais pró-ativo quanto a se proteger de ser responsabilizado.

O Parlamento Europeu votará uma aprovação final sobre a Diretiva de Direitos Autorais em janeiro e, como sugere Wojcicki, sua aprovação terá um grande impacto na cultura da Internet que os usuários conhecem hoje.