Samsung Smart Glasses: empresa prepara óculos inteligentes sem display para rivalizar com Meta e Apple

Após lançar seu primeiro headset de realidade mista mais tarde neste ano, a Samsung planeja lançar seus primeiros óculos inteligentes no próximo ano. A empresa deve competir com modelos da Apple e da Meta, e segundo novo relatório esses óculos não rodarão Android. Esse movimento complementa a estratégia de ampliar o portfólio além dos dispositivos móveis tradicionais.

- Publicidade -

Lançamento e características segundo relatório

Segundo um relatório da SEDaily (via @Jukanlosreve), a estreia dos óculos sem display pode ocorrer já no final de 2026. O modelo teria semelhanças com as AI Glasses da Meta, incluindo câmera, microfones e alto-falantes. Eles devem capturar fotos e vídeos, responder perguntas gerais por meio de um assistente de IA, e emparelhar com um telefone Galaxy.

Receba notícias e promoções

Entre agora mesmo

Leia também: One UI 8: Galaxy S25 deve receber beta 5 na próxima semana, anuncia Samsung

Posição de produto e visão estratégica

A Samsung trabalha em uma linha de produtos própria, separada da sua parceria com o Google, para tentar assumir liderança no segmento de óculos inteligentes. A companhia acredita que esses dispositivos podem suceder os smartphones como próxima geração de aparelhos que acompanham o usuário em movimento. Além disso, porque os óculos ficam sempre usados, não há necessidade de guardá-los no bolso, o que altera a dinâmica de uso.

Com a chegada da IA, os óculos inteligentes tornaram-se muito mais úteis. No futuro, esses dispositivos devem incorporar displays de realidade aumentada, o que aumentará sua utilidade. Contudo, a primeira geração da Samsung não trará display; versões posteriores, consequentemente, poderão contar com telas AR.

Imagem: Reprodução

Software, competição e mercado

A Samsung pode lançar os primeiros óculos com software próprio, em vez de depender do Android. A decisão decorre da percepção de que precisará competir com o Google no futuro, assim como já ocorre entre Galaxy e Pixel em telefones e smartwatches. Portanto, a empresa busca maior controle sobre a experiência e o ecossistema.

A Meta lidera hoje o segmento de óculos inteligentes, com parcerias com Oakley e Ray-Ban. Seus modelos têm preço inicial de US$299. A Apple também prepara seus primeiros óculos, que são esperados para o próximo ano e, segundo relatos, também não terão display inicialmente. Assim, Apple e Samsung devem disputar diretamente o mercado em 2026 no segmento de óculos inteligentes.

Mais importante, o avanço da IA e a evolução dos displays AR prometem transformar o papel desses dispositivos. A próxima fase dependerá tanto do software quanto das parcerias estratégicas entre fabricantes e marcas de estilo.

Fonte: SamMobile

- Publicidade -

Gostou desta notícia?

Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!

Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.
Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.