Whatsapp

Depois de se adaptar à chamadas de voz e de vídeo, o Whatsapp agora quer implementar um recurso extremamente polêmico: A localização dos seus amigos, inclusive a sua, poderá ser vista por qualquer um na lista de contatos, quando ativa.

A novidade foi descoberta pelo site especializado em notícias sobre o Whatsapp, WABetaInfo. Segundo o vazamento, o recurso exibirá, em tempo real, a localização do usuário para contatos, podendo ser desativo a qualquer momento, assim como funciona as configurações de privacidade e leitura.

Será possível indicar a localização em um grupo durante 1, 2 ou 5 minutos, e também sem limitação de tempo.

Pós e Contras: Whatsapp extrapolou limites da privacidade?

O novo recurso do aplicativo, que ainda não tem previsão para lançamento, tem pós e contras. Primeiro que, aparentemente, o recurso pode funcionar somente para usuários de grupos – o que pode ser bastante útil, para quando houver reuniões, almoço e jantar em família, ou uma simples diversão na casa dos amigos.

Caso contrário, se funcionar também para contatos, o recurso rompe barreiras da privacidade. Imagina você sendo vigiado 24 horas por dia, por alguém que simplesmente quer saber a última vez em que você ficou online?

Agora pense o seguinte; Você é vigiado 24 horas por dia, por alguém que sabe a última vez que você esteve online, e também sua última localização.

Esta última problemática, se resolve ao desativar o recurso – mas nem todo mundo sabe quando as novidades são lançadas, e muito menos, por onde desativá-las.

É muito cedo para tirar conclusões e precipitações sobre o novo recurso. O certo mesmo, é aguardar, para saber se o rumor é verídico ou não, e saber também, sobre suas regras. Até lá, vamos torcer para que o Whatsapp tenha pensado na privacidade dos usuários, de forma crítica e detalhada, estudando cada grupo de indivíduos e suas opiniões referentes à privacidade.