Um ano após o inicio da medida que mudou radicalmente a forma de utilizar internet em seu smartphone, a Vivo anunciou recentemente que fará cortes também no serviço de Banda Larga fixa. Hoje em dia, quando você adquire um plano de internet móvel, ele vem com certos limites de download e upload, e quando você alcança esse limite, a operadora efetua o corte da internet para que você posteriormente compre um novo pacote para continuar acessando a internet.

Ao que tudo indica, usuários da Vivo Fibra não estarão adeptos aos cortes, somente os usuários da Vivo Internet Fixa, antigamente conhecido como Speedy e para clientes que utilizam a tecnologia ADSL “Asymmetric Digital Subscriber Line” (Linha Digital Assimétrica para Assinante). Entenda o que é ADSL clicando aqui.

As mudanças contratuais começaram a valer para novos clientes que assinaram os serviços da Vivo Internet Fixo a partir do dia 5 de fevereiro, mas só entrarão em vigor a partir do dia 31 de Dezembro de 2016. Segundo o texto revelado pela a operadora, não é exatamente certo que os clientes percam o acesso a internet ao final da franquia, e que isso poderá acontecer ou não, o que leva a pensar que a operadora segue a mesma medida tomada pela operadora NET, que faz a redução da franquia de internet assim que o cliente ultrapassa o limite estabelecido, mas somente quando as condições de uso não são favoráveis, como por exemplo quando a operadora não consegue manter um certo número de clientes ativos com a mesma qualidade no serviço, sendo necessário reduzir a franquia para que a qualidade do serviço não seja inferior do que o necessário.

As mudanças valem para os seguintes planos e suas respectivas franquias:

  • Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB
  • Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB
  • Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
  • Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
  • Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
  • Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB