Beijo

580 milhões de inimigos no meio do beijo?

Há muito pouco romance em uma coleção de 80 milhões de bactérias remanescentes. Mas isso, além do carinho, é o que está sendo trocado em um beijo de 10 segundos, de acordo com um novo estudo publicado segunda-feira no jornal Microbiome.

Pesquisadores da Organização Neerlandesa para Pesquisa Científica Aplicada pediram a 21 casais que preenchessem questionários sobre seus hábitos de tocar seus lábios antes de participarem de um “experimento de beijo controlado”.

Os procedimentos da pesquisa

Os pesquisadores coletaram amostras das superfícies de saliva e língua dos participantes antes de pedir que eles compartilhassem um “beijo íntimo”, que eles definiram como envolvendo “contato de língua e troca de saliva”. Os pesquisadores pediram então a um parceiro que consumisse 50 mililitros de uma bebida de iogurte probiótico para introduzir bactérias marcadoras que poderiam usar para medir a transferência bacteriana entre parceiros. Eles coletaram amostras do parceiro que consumiram a bebida de iogurte antes de um segundo beijo cronometrado de 10 segundos, e depois fizeram o mesmo pelo outro parceiro após o beijo.

“Nós identificamos a bactéria do probiótico Lactobacillus e Bifidobacterium na maioria dos receptores beijos, correspondendo a uma transferência bacteriana média total de 80 milhões de bactérias por beijo íntimo de 10 [segundos]”, escreveram os pesquisadores.

Enquanto um ato de beijar não fez sua microbiota oral significativamente mais parecida, os pesquisadores encontraram uma clara correlação entre a frequência de beijo dos casais e o nível de similaridade entre sua microbiota salivar. O mesmo aplicado à quantidade de tempo transcorrido desde o último beijo. A microbiota refere-se à composição de microorganismos que habitam uma determinada parte do corpo. A microbiota salivar compartilhada foi mais pronunciada em casais que se beijaram pelo menos nove vezes ao dia, ou que foram testados menos de uma hora e meia desde o último beijo.

Em suma, quanto mais freqüentes os beijos de um casal, quanto mais semelhante fosse a microbiota salivar. Isso é romance.

O estudo também mostrou que, em média, as comunidades microbianas orais de parceiros – especialmente as da superfície da língua – são mais parecidas que as de dois indivíduos aleatórios. No entanto, a semelhança nas bactérias da superfície da língua não foi correlacionada com os hábitos de beijo, sugerindo que o estilo de vida compartilhado, o meio ambiente ou outros fatores estão em jogo.

O que eles descobriram?

Os pesquisadores descobriram que algumas das bactérias em comum nos casais eram mais transitórias do que outras.

“O beijo francês é um ótimo exemplo de exposição a um gigantesco número de bactérias em um curto espaço de tempo”, disse o pesquisador líder do estudo, Remco Kort, à BBC News .

“Mas apenas algumas bactérias transferidas de um beijo pareciam segurar a língua. Pesquisas mais aprofundadas devem olhar para as propriedades da bactéria e da língua que contribuem para esse poder de aderência”.

De acordo com a BBC News , os pesquisadores colaboraram com o museu Micropia em Amsterdã, onde uma exposição Kiss-o-meter pode informar aos visitantes instantaneamente quantos micróbios eles trocaram em um beijo – no caso de você precisar de uma informação.