folha de alumínio

Folha de alumínio fazendo sucesso

Pesquisadores da Universidade de Dartmouth descobriram que uma forma impressa 3D coberta de folha de alumínio pode melhorar o alcance sem fio e aumentar a segurança Wi-Fi. Funciona como se fôssemos fazer aquela “gambiarra” na antena da TV com lã de aço.

O projeto, que apareceu na Eurekalert, envolve colocar um refletor nas antenas do roteador Wi-Fi e em torno delas, para moldar o feixe, aumentando o alcance e evitando que ele passe para espaços indesejados.

“Com um simples investimento de cerca de US $ 35 e especificando os requisitos de cobertura, um refletor sem fio pode ser customizado para superar as antenas que custam milhares de dólares”, disse Xia Zhou, professora assistente de Dartmouth.

Em seu artigo, Zhou e seus colegas testaram vários estilos de antenas direcionais e também testaram uma solução “anedótica” que envolveu colar uma lata de refrigerante atrás de um roteador para moldar as ondas de rádio em direção a um alvo. Após algumas iterações, eles foram capazes de criar formas específicas para aumentar a recepção Wi-Fi em salas específicas. Eles então criaram um programa chamado WiPrint que imprime em 3D a forma exata necessária para formar os feixes para uma melhor cobertura e segurança. Uma vez impresso, tudo o que você precisa fazer é cobri-los em papel alumínio.

A equipe descobriu que seus refletores poderiam moldar com precisão os feixes Wi-Fi para evitar alguns espaços e favorecer outros, aumentando assim a segurança e a cobertura. Por exemplo, você poderia moldar seu feixe para evitar sair pela janela, mas ser mais forte em um quarto próximo.

Eles ainda não lançaram o software, mas tenha a certeza de que seu avô estava certo: papel alumínio e antenas misturam.