lontra

Uma lontra gigante que percorreu o sudoeste da China seis milhões de anos atrás teve uma mordida surpreendentemente forte e poderia ter sido um grande predador, dizem cientistas.

Estudos do crânio fossilizado do animal revelam que ele tinha a capacidade de mascar de um urso.

Ao contrário de seus parentes vivos, que se alimentam de peixes e mariscos, a lontra pode ter comido uma grande variedade de presas.

Era capaz de esmagar grandes conchas de moluscos ou os ossos de aves e roedores, de acordo com um novo estudo.

A pesquisa, publicada na revista, Scientific Reports, fornece uma visão sobre a vida desta lontra de tamanho grande.

Conhecido como Siamogale melilutra, pesava mais de 50 kg e era do tamanho de um lobo.

Não só era maior que as lontras vivas, mas suas mandíbulas eram mais poderosas.

“Nós realizamos uma série de simulações de engenharia nos modelos de mandíbulas de lontras fósseis, bem como dez espécies de lontra vivas e o que encontramos foi que a lontra fóssil tinha um maxilar que era seis vezes mais forte do que o esperado, com base no que vemos na vida espécies “, disse Jack Tseng, da Universidade de Buffalo, EUA, que liderou a pesquisa, disse em entrevista à BBC News.

O registro fóssil do animal está incompleto. Os poucos fragmentos de crânio que foram descobertos foram encontrados no que já era um pantanal ou um lago raso cercado por uma floresta perene ou uma floresta densa.

O site, conhecido como Shuitangba, produziu centenas de fósseis de animais e plantas, que são excepcionalmente bem preservados.

Lontra  A lontra extinta de tamanho de lobo tinha mordida poderosa  98686924 gettyimages 496971333
Imagem: BBC

“Houve uma fauna aquática diversificada em Shuitangba, incluindo peixes, caranguejos, moluscos, tartarugas e sapos, bem como muitas espécies diferentes de aves aquáticas, que poderiam ser uma presa potencial para S. melilutra “, disse Denise Su, uma paleoecologista no Museu de História Natural de Cleveland.

O tamanho do animal e a força do maxilar tornaram-se um formidável caçador.

Embora os cientistas não possam ter certeza, eles pensam que a lontra foi incomum na exploração de uma dieta variada.

“Os carnívoros são conhecidos por desenvolver mandíbulas poderosas, muitas vezes com a finalidade de quebrar os ossos de sua presa”, disse Xiaoming Wang, curador do Departamento de Paleontologia de Vertebrados do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles.

“No pântano superficial do sul da China, é possível que uma abundância de grandes mariscos conduzisse essas lontras gigantes a adquirir seus traços raros, incluindo seus esmagadores dentes e maxilares robustos”.

As lontras são mamíferos carnívoros que são adaptados para caçar e morar em e ao redor da água.

As 13 espécies de lontra vivas são encontradas em toda a América, Europa, Ásia e África.

A lontra é encontrada em todo o Reino Unido, onde gradualmente retorna aos rios após anos de esforços de conservação.