Android 12: Google Play Services ganha opção de apagar ID de anúncios para garantir maior privacidade

Android 12: Google Play Services ganha opção de apagar ID de anúncios para garantir maior privacidade 569798 w 646 h 284

Em agosto de 2021 o Google Play Services deixou de oferecer suporte a dispositivos com Android Jelly Bean e agora mais uma novidade chegou a estrutura de serviços do Google no Android 12: a opção de deletar seu ID de publicidade para garantir mais privacidade ao sair do programa de personalização de anúncios.



Curiosidade
15 Set



Google
15 Set

Para que você entenda melhor, o ID de publicidade do Google Play Services é utilizado para entregar anúncios úteis e prevenir fraudes na sua conta. Anteriormente era possível apenas desligar essa coleta de dados, mas agora já é possível deletar essa ID para garantir ainda mais privacidade para sua conta.

A opção para deletar o ID de publicidade estará disponível para todos os aparelhos rodando o Android 12. Para apagar o identificador basta acessar:

  • Configurações> Privacidade> Avançado> Anúncios no seu Dispositivo Android> Apagar ID de anúncios

Segundo o XDA, a nova opção está disponível para alguns usuários e está sendo habilitada pelos servidores do Google, dessa forma é preciso que você tenha o Google Play Services 21.36.14 ou mais recente instalado no seu celular com Android 12.

Vale dizer que deletar o ID de publicidade não oculta anúncios nos aplicativos, mas apenas deixa de coletar informações sobre o seu uso, que são utilizadas para determinar quais propagandas podem ser interessantes para você. Dessa forma os anúncios apresentados tendem a ser menos úteis.



Google
21 Set



Economia e mercado
15 Set

É importante lembrar que certos aplicativos podem pedir permissão para rastrear seu uso por meio de cookies ou outros métodos de coletadas de dados para determinar quais anúncios devem ser exibidos.

Além disso, também é possível gerar um novo ID de publicidade pelo mesmo menu, mas a personalização deve demorar algum tempo para coletar dados suficientes para gerar anúncios relevantes.

Fonte

Sair da versão mobile