O Snap foi destruído pelo Wall Street hoje após um horrível lucro do terceiro trimestre, onde o crescimento de receitas e usuários caiu bem sob as expectativas. Então, para que as coisas aconteçam na direção certa, o CEO Evan Spiegel diz que o Snapchat fará alguns movimentos negativos que nem todos vão gostar. Trata-se da utilização de um feed algorítmico para melhorar a utilização do app por pessoas mais velhas.

Especificamente, está redesenhando o aplicativo para ser mais fácil para pessoas mais velhas usar, e está usando dados para alimentar um feed de histórias ordenado por algoritmos, em vez do rigorosamente cronológico e reverso que ele usa atualmente.

Nas observações preparadas para a chamada de ganhos de hoje, Spiegel escreveu sobre essas mudanças:

Redesenhar

  • “Uma coisa que ouvimos ao longo dos anos é que Snapchat é difícil de entender ou difícil de usar, e nossa equipe vem trabalhando para responder a esse feedback. Como resultado, estamos atualmente redesenhando nosso aplicativo para facilitar o uso. Existe uma forte probabilidade de que o redesenho da nossa aplicação seja perturbador para nossos negócios no curto prazo e ainda não sabemos como o comportamento da nossa comunidade mudará quando começarem a usar nosso aplicativo atualizado. Estamos dispostos a assumir esse risco para o que acreditamos serem benefícios substanciais a longo prazo para nossos negócios “.

Alimentação de histórias personalizada de forma algorítmica

  • Estamos desenvolvendo uma nova solução que fornece a cada um de nossos 178 milhões de usuários ativos diários com sua própria experiência de histórias, alavancando os enormes benefícios da aprendizagem por máquinas sem comprometer a integridade editorial da plataforma Stories, que trabalhamos tão duro para construir. Como parte de nossos esforços em torno de Pesquisa e Mapas, agora indexamos milhões de histórias todos os dias, o que significa que temos a longa cola de conteúdo necessário para fornecer uma experiência verdadeiramente pessoal. Esperamos que mostrar as Histórias certas para o público certo ajudará a aumentar o engajamento e a monetização para nossos parceiros e para a Snapchat “.
  • Durante a chamada de ganhos, Spiegel discutiu como ele via o Facebook evoluir de forma inteligente o formato de compartilhamento de conteúdo com seu feed personalizado de amigos, mas agora vê outra oportunidade de progresso. Ele explicou como o feed do Facebook incentiva as pessoas a adicionar mais amigos para que ele tenha mais postagens para desenhar, mas a Spiegel acredita que as pessoas compartilham menos conteúdo pessoal quando expostas a um público maior. Mas, se a Snapchat integra conteúdo premium e conteúdo baseado em pesquisa, isso pode preencher lacunas no conteúdo de amigos sem incentivá-lo a sobre-amigo. Para um fim semelhante, a Snap planeja tornar o Snap Map mais acessível, já que agora está invisivelmente enterrado atrás de um gesto de pitada na tela inicial.

E se essa mudança não der certo?

Em abril, implorei que o Snapchat se movesse para um feed de histórias ordenado por algoritmos para facilitar a gente encontrar seus melhores amigos e coisas de que eles se preocupam, em vez de usar o feed cronológico reverso que mostra o que aconteceu recentemente. Com apenas 2,9% de crescimento de usuários, para 178 milhões de usuários diários, Snapchat simplesmente não está crescendo rápido o suficiente para satisfazer os investidores ou acompanhar os clones do Facebook. Instagram Stories e WhatsApp Status, agora têm 300 milhões de usuários diários, diminuindo o aplicativo que eles clonaram, completou ele.

Agora, o conteúdo da Snapchat está espalhado pela lista de Histórias, o canal Discover, pesquisa e Snap Map. O Snapchat pode se beneficiar com a utilização de todos os seus dados sobre o que as pessoas observam para curate um feed personalizado do conteúdo mais relevante de todo o aplicativo. Isso pode ser melhor amigos, influenciadores, shows premium, histórias baseadas em tópicos. Pesquisar compilações e espreitar lugares interessantes, pontos de referência e eventos.

Mas se Snap esmaga esses redesenhos e novos recursos, ele poderia ver ainda mais adolescentes abandonarem o aplicativo. Existe um grande risco de que os adolescentes digam que gostaram mais do antigo Snapchat, e também podem usar o Instagram. A Spiegel e a Snap basearam-se historicamente nos instintos e não nos dados para projetar produtos. Mas agora esses instintos levaram Snap desviado, e exigirá uma mudança filosófica, bem como um produto para salvar a empresa.