TecStudio
Publicidade

One UI 8 está quebrando sensores do Galaxy Watch 4 Classic – Samsung pausa rollout?

Felipe Victor3 min de leitura
Galaxy Watch 4 Classic

No início deste mês, a Samsung liberou o tão esperado update para One UI 8 Watch (Wear OS 6) no Galaxy Watch 4 Classic. Mas, em vez de dar um gás na experiência, a atualização tem deixado vários relógios sem ler batimentos, ECG e até a detecção de pulso no pulso – e, segundo relatos, a marca já pode ter freado a distribuição do software.

Se você usa o Galaxy Watch 4 Classic, vale respirar fundo antes de clicar em “Atualizar”. Vários usuários no fórum Samsung Community India relatam que, após o upgrade, o smartwatch simplesmente não reconhece mais seu pulso quando está no braço – mas funciona se você virar o mostrador para o lado da palma da mão.

O que mudou com a One UI 8 Watch (Wear OS 6)

Além de trazer um visual mais moderno e alinhado ao Material You do Android, a One UI 8 Watch promete:

  • Menus redesenhados, com foco em acessibilidade;
  • Nova galeria de mostradores, com opções dinâmicas;
  • Integração avançada com Google Fit e aplicativos de terceiros;
  • Otimização de desempenho e economia de bateria.

Na teoria, é o update para dar sobrevida ao Galaxy Watch 4 Classic e deixá-lo em pé de igualdade com modelos mais recentes. Mas, na prática, alguns sensores pararam de responder.

Quais sensores estão falhando?

O usuário que abriu o tópico no fórum compartilhou uma captura da ferramenta de diagnóstico da Samsung, mostrando falhas em três sensores críticos:

  • Wrist detection (detecção do pulso)
  • BIA (bioimpedância, usada para medir composição corporal)
  • ECG (eletrocardiograma)

Ele afirma que fez todos os procedimentos recomendados – formatou o relógio, limpou cache e reinicializou – mas nada resolveu. A solução temporária foi virar o relógio no braço, o que indica que o hardware ainda responde, mas o software não processa os dados corretamente.

One UI 8 Watch

Samsung reconhece pausa, mas sem datas

Ainda não há um posicionamento oficial da Samsung sobre a paralisação do rollout. No fórum, outros donos de Galaxy Watch 4 Classic comentaram que sequer receberam o update, o que reforça a hipótese de que a empresa tenha interrompido a liberação enquanto investiga o bug.

Procurada, a Samsung Brasil afirmou (via assessoria) que “está ciente de relatos pontuais e avaliando a situação para garantir a melhor experiência a todos os usuários”. Não há previsão de nova data para retomar o fornecimento do software.

O que você pode fazer agora

Se você usa o Galaxy Watch 4 Classic, o mais seguro no momento é segurar a instalação do One UI 8 Watch até a Samsung confirmar a correção. Para quem já atualizou, algumas dicas podem ajudar:

  • Reinicie o relógio e o smartphone após a atualização;
  • Verifique o app Galaxy Wearable para eventuais patches menores;
  • Use a posição invertida (mostrador para a palma) enquanto o bug não é resolvido;
  • Fique de olho no Samsung Community para updates dos moderadores.

Donos de Galaxy Watch 4 (versão sem “Classic”) também relatam cautela: apesar de não haver tantos casos, o risco de sensores falharem é material.

Impacto e desdobramentos

Assim que a Samsung liberar uma correção, é provável que ela seja distribuída em lotes menores, dando prioridade a aparelhos com mais incidentes relatados. Enquanto isso, importadores paralelos e assistências independentes vão ficar de olho no fluxo de atualizações para evitar ter estoques “bloqueados” em versão problemática.

Para se manter informado sobre o desfecho e novos patches, confira a página do Wear OS e acompanhe nossos conteúdos. E se estiver em dúvida na hora de atualizar, respire e espere um pouco mais.