Golpe no Mercado Livre pode deixar você sem ‘Galaxy’ e sem dinheiro

Trocamos e-mail com esquema de fraude no Mercado Livre. Entenda como golpistas roubam aparelhos da Samsung de vendedores.

Uma onda de golpistas seguem invadindo anúncios de vendedores no Mercado Livre. Entenda como funciona o esquema que pode deixar você sem dinheiro e sem seu smartphone anunciado.

O Mercado Livre é o maior site de vendas da América Latina e um dos maiores do mundo. Como tudo tem seu lado bom e ruim, diversas pessoas tentam abusar de vendedores leigos, que vendem smartphones na plataforma pela primeira vez.

Para quem vende smartphones Galaxy e até iPhones provavelmente já se deparou com um esquema de fraude envolvendo e-mails falsos e até mesmo frete para smartphones Samsung Galaxy S6, S7 e até iPhones. Conseguimos contato com um dos suspeitos de golpe até o processo de “finalizar” a venda, para que você possa entender um pouco sobre como funciona o esquema de fraude.

O Golpe “Galaxy” no Mercado Livre

Ao navegar no Mercado Livre é possível encontrar milhares de smartphones Samsung Galaxy sendo vendidos por diversos usuários da plataforma. Estes modelos são bastante comuns e fáceis de vender, e por valores altos, tornando-os atração para bandidos

Os golpistas entram nos anúncios de smartphones e fazem uma pergunta direcionando um e-mail para contato, fazendo com que a negociação para para um e-mail, sem intermédio do Mercado Livre. Existem casos que o golpista inventa histórias como “Preciso falar urgente com você, é para presente…”

Mercado Livre mercado livre Golpe no Mercado Livre pode deixar você sem ‘Galaxy’ e sem dinheiro Capturar
Imagem: Mercado Livre – Golpe do “Galaxy” é bastante comum na plataforma de vendas.

Nem sempre quando um usuário solicita o contato via e-mail no campo de perguntas caracteriza-se um golpe, no entanto, na maioria dos casos envolvendo smartphones, os e-mails foram sim requeridos com más intenções.

O Mercado Livre proíbe a troca de e-mail e qualquer dado pessoal antes de fechar uma negociação. Portanto, os golpistas sempre inserem caracteres especiais e/ou e-mails incompletos, tomando como alvo usuários leigos, evitando que o sistema do mercado livre capture e apague imediatamente dados de e-mails enviados.

Conversamos com um suspeito

Depois de investigar a situação, decidimos presenciá-la. Fomos à fundo anunciando um Samsung Galaxy S6 no Mercado Livre. Pouco tempo depois, recebemos um convite para contato via e-mail. A suspeita de fraude queria presenteá-lo para um familiar.

Ao iniciar o contato via e-mail fomos surpreendidos com a seguinte resposta;

Imagem: Reprodução – Suspeita de golpe no Mercado Livre solicita link para anúncio. Contato feito em Junho de 2016.

A suspeita responde como se estivesse interessada em adquirir o produto no próprio Mercado Livre. Além disso, ainda informa que está fazendo uma “cotação” para identificar o melhor custo-benefício.

Enviando o link do produto recebemos rapidamente a reposta como mostra a imagem abaixo;

Imagem: Mercado Livre – Fraude é anunciada via e-mail.

A suspeita avisa que adicionou R$ 100 ao valor do frete do produto e exige que ele seja postado até as 16:00, para que chegue rapidamente via SEDEX 10.

Logo em seguida, recebemos outro e-mail idêntico ao e-mail de “felicitações de venda”, enviado toda vez que você vende algum produto no Mercado Livre.

Imagem: Mercado Livre – Fraude é anunciada em via e-mail.

Neste caso, o próprio servidor de e-mail não autorizou sequer o carregamento de imagens da mensagem. No entanto, o servidor não conseguiu identificá-la como spam ou fraude, portanto, é muito fácil que uma pessoa leiga caia do golpe e envie o smartphone por conta própria.

Conclusão: O golpe consiste em enganar o vendedor com um e-mail falso, anunciando a a compra do produto com o frete pago separadamente. O vendedor posta o produto no Correios em prazo estabelecido pelo golpista, perdendo o smartphone e também o dinheiro que ganharia em troca dele, uma vez que o Mercado Livre não se responsabiliza por transações efetuadas fora do site.

 

E o que fizemos após a tentativa de fraude?

Primeiramente, procuramos o endereço da suspeita que está listado em um dos e-mails. A casa fica em um bairro na cidade de São Paulo.

Imagem: Reprodução: Ao pesquisar endereço de suspeitos, encontramos um pote de água, uma Pomba e uma casa sem identificação de número.

Por ironia do destino, tudo o que encontramos foi uma casa comum e uma imagem tanto quanto engraçada.

Ao suceder a este tipo de fraude, é necessário levar todos os dados para uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. Todos os e-mails trocados, além de capturas de tela e tudo o que for sustentável em um processo, podem contribuir para acabar com este tipo de fraude e fazer com que a polícia chegue aos suspeitos.

O que o Mercado Livre está fazendo para combater este tipo de fraude?

O Mercado Livre tem filtros que combatem a troca de e-mail e telefone via Perguntas, no entanto, o sistema ainda é falho e não consegue identificar o tipo de ameaça denunciado aqui.

Tentamos contato com o Mercado Livre para tratar sobre o assunto mas até o momento não obtivemos resposta. Fica em aberto uma posição da empresa sobre políticas que serão adotas para intensificar o bloqueio de fraudes.

O que devo fazer para não cair neste tipo de fraude?

A prevenção é simples; Aceite apenas pagamentos via Mercado Pago. O sistema é seguro e garante seu dinheiro de volta, além de protegê-lo também em casos de vendas para compradores fraudulentos.

Não se esqueça de ler todas as políticas e termos de serviço do Mercado Livre. Com isso, você entende todo o funcionamento do site e evita que caia nesse tipo de situação.

Sair da versão mobile