- Role a página para pular o anúncio -
Início Google

IA da Google sabe quando um estranho está olhando para o seu telefone

O software usa sua câmera frontal para detectar as pessoas dando uma olhadinha no seu dispositivo.

- Role a página para pular o anúncio -

Já teve a sensação de que alguém esteja olhando por cima do ombro no seu telefone? Bem, talvez você não precise se preocupar com isso no futuro: os pesquisadores da Google desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial que pode detectar quando alguém está espiando sua tela.

Receba notícias no WhatsApp!

Entre agora

O software – que foi descoberto pela primeira vez pelo Quartz – é chamado de “protetor de tela eletrônica”, e atualmente está apenas na fase de pesquisa. (Nós não sabemos se a Google planeja adicioná-lo às futuras versões do Android, mas nós buscaremos verificar). É bastante simples: ele usa sua câmera frontal em combinação com alguns algoritmos de detecção de rosto para identificar qualquer pessoa que olhar para sua tela.

- Role a página para pular o anúncio -

No vídeo de demonstração acima, você pode vê-lo reagindo quase instantaneamente a um olhar suspeito, trocando a tela do usuário para pegar o culpado marcando-o de rosto vermelho e o efeito do Snapchat de vômito de arco-íris. De acordo com o Quartz, os criadores do protetor de tela eletrônica, os pesquisadores da Google Hee Jung Ryu e Florian Schroff, dizem que o sistema funciona em todos os tipos de diferentes condições de iluminação e tem um tempo de reação de apenas dois milissegundos. Com essa velocidade, mesmo um olhar passageiro provavelmente será detectado!

Embora não possamos dizer se a Google nunca trará esse recurso para o Android, é um exemplo perfeito do tipo de pequenos ajustes de software que a IA pode oferecer aos dispositivos móveis.

Características como esta podem parecer banais de forma isolada, mas, coletivamente, elas vão se somar a muito mais. Aprendizagem de máquinas e IA já estão se tornando os grandes diferenciais entre smartphones – então espere ver mais isso no futuro próximo.

Ajude-nos a crescer no Google.

Seguir
Sair da versão mobile