Igor Babuschkin, cofundador da xAI, anunciou sua saída da empresa na quarta-feira em um post no X. Babuschkin chefiou equipes de engenharia na xAI e ajudou a transformar a startup em uma das principais desenvolvedoras de modelos de IA do Vale do Silício poucos anos após sua fundação.
Saída e novo empreendimento
Babuschkin informou que seu último dia na xAI foi nesta quarta-feira. Ele disse que ajudou a fundar a empresa com Elon Musk em 2023.
Receba notícias e promoções
Entre agora mesmoO executivo deixou a xAI para criar o fundo Babuschkin Ventures. O fundo pretende apoiar pesquisas em segurança de IA e financiar startups que, segundo Babuschkin, “advance humanity and unlock the mysteries of our universe.”
Ele afirmou que a ideia do fundo surgiu após um jantar com Max Tegmark, fundador do Future of Life Institute. Além disso, Babuschkin mencionou que seus pais imigraram para os Estados Unidos vindos da Rússia em busca de uma vida melhor para os filhos.
Escândalos relacionados ao Grok
A saída ocorre após meses turbulentos para a xAI, em que o chatbot Grok esteve no centro de vários escândalos. Por exemplo, Grok foi identificado citando as opiniões pessoais de Musk ao responder questões controversas, conforme reportado pela TechCrunch.
Em outro episódio, o chatbot apresentou declarações antissemitas e autoidentificou-se como “Mechahitler”. Mais recentemente, a xAI lançou um recurso no Grok que permitia gerar vídeos por IA.
Esse recurso possibilitava criar vídeos gerados por IA que lembravam figuras públicas em nudez, como Taylor Swift, segundo reportagem da The Verge. Consequentemente, esses incidentes ofuscaram críticas e debates públicos sobre a empresa.
Desempenho técnico dos modelos
Apesar das controvérsias, os modelos da xAI demonstraram desempenho técnico relevante. Eles se mostraram state-of-the-art em vários benchmarks, segundo análise da TechCrunch.
Os modelos competiram com soluções de empresas como OpenAI, Google DeepMind e Anthropic. Mais importante, o desempenho técnico muitas vezes foi mencionado mesmo com os problemas públicos envolvendo o Grok.
Trajetória profissional de Babuschkin
Antes de cofundar a xAI, Babuschkin integrou uma equipe de pesquisa do Google DeepMind que criou o AlphaStar em 2019. Esse sistema venceu jogadores de alto nível no jogo StarCraft.
Além disso, Babuschkin trabalhou como pesquisador na OpenAI nos anos anteriores ao lançamento do ChatGPT. Essas experiências antecederam sua atuação na xAI.
Infraestrutura e críticas ambientais
Babuschkin relatou desafios que enfrentou ao construir a xAI. Ele lembrou que veteranos da indústria chamaram de “impossível” a meta de erguer o supercomputador em Memphis, Tennessee, em três meses.
A xAI conseguiu montar o supercomputador no prazo declarado. No entanto, ambientalistas alertaram que as turbinas a gás temporárias que alimentam o cluster aumentam emissões nas comunidades vizinhas. Portanto, surgiram preocupações sobre impactos ambientais e saúde local, conforme reportado pela Time.
Reflexões finais
Babuschkin disse que olha para seu período na xAI com orgulho. Ele comparou a sensação a “um pai orgulhoso, dirigindo embora depois de deixar o filho ir para a faculdade.”
Ele também listou duas lições aprendidas com Elon Musk. Primeiro: ser destemido ao enfrentar problemas técnicos pessoalmente. Segundo: manter um senso maníaco de urgência.
Fonte: TechCrunch
Gostou desta notícia?
Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!