Uma novidade surpreendente pode estar a caminho com o lançamento da linha iPhone 17, que poderá ser impulsionada por um chip de 2nm. Inicialmente, esperava-se que todos os modelos do iPhone 17 utilizassem chips baseados no processo N3P, de terceira geração da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). Em comparação, o iPhone 16 já conta com chips de segunda geração de 3nm (N3E).
Receba notícias no WhatsApp!
De acordo com informações do site DIGITIMES, a TSMC começará a produção em massa dos chips de 2nm no segundo semestre deste ano, com a Apple como seu primeiro cliente. Essa nova tecnologia pode ser incorporada não apenas nos modelos Pro, mas também em uma das variantes padrão do iPhone 17, possivelmente no iPhone 17 Air.
Entretanto, a capacidade de produção do chip 2nm é limitada, o que significa que a versão padrão do iPhone 17 deve continuar utilizando o chip de 3nm. Além disso, o custo elevado dessa nova tecnologia poderá restringir sua utilização aos modelos mais caros.
O processo de 2nm da TSMC é considerado o mais avançado do mercado, oferecendo uma velocidade até 15% maior ou uma eficiência aprimorada em até 30% quando comparado ao chip de 3nm. Essa informação contrasta com as previsões do analista Ming-Chi Kuo, que havia afirmado que o iPhone 18 seria o primeiro dispositivo Apple a incorporar um chip 2nm.
Leia também: iOS 19 pode abandonar suporte para iPhone XR, XS e XS Max – veja a lista completa
Vale lembrar que o site DIGITIMES não possui um histórico infalível em previsões, portanto, é necessário encarar essa novidade com cautela. Mesmo sem o chip de 2nm, espera-se que o iPhone 17 Pro traga um upgrade significativo, incluindo um novo design traseiro com uma barra de câmera no estilo do Google Pixel, uma câmera periscópica de 48MP e a nova versão do iOS 19.
Com a possível inclusão do chip 2nm, o iPhone 17 poderá ter uma vantagem considerável sobre concorrentes Android, como o Galaxy S25, que deverá contar com chips de 3nm. Fique atento para mais novidades sobre o lançamento do iPhone 17!
Ajude-nos a crescer no Google.
