Xbox 360

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (20/04), que irá parar com a fabricação do console Xbox 360 de forma mundial. Phil Spencer, chefe-executivo da plataforma Xbox, falou em um pouco sobre o triunfo que o console marcou.

“O Xbox 360 ajudou redefinir toda uma geração de jogos na Microsoft. Estou incrivelmente orgulhoso de todo o trabalho e dedicação do desenvolvimento do hardware, serviços e portfólio de games do Xbox 360 na última década. Sou grato pelos fãs e seu contínuo apoio e paixão”, disse Spencer numa página no site oficial do Xbox.

A distribuição dos consoles já produzidos irá continuar, entretanto, nenhum novo console será produzido após o dia 20 de abril. O principal motivo para a descontinuação da fabricação, é o fato do Xbox 360 ser um console projetado numa década anterior, fato que influencia diretamente na questão de novos jogos que necessitem de um hardware mais potente. A disponibilidade do console será de forma limitada, e a partir de agora, será variado de região para região. Se espera que os países emergentes como Índia e Brasil, tenham mais consoles disponíveis.

Vale lembrar, que a descontinuação só é válida para a produção do console. Os serviços da Microsoft como o Xbox Live, irão funcionar normalmente. Isso significa que os usuários do Xbox Live Gold, ainda terão acesso a jogos onlines, e o download de jogos disponíveis pelo Games With Gold. A disponibilidade de jogos para o console também funcionará de forma limitada, tendo suas vendas disponíveis até que os estoques esgotem – seja jogos físicos ou adquiridos pela plataforma online do Xbox.

Xbox 360 e suas marcas

Finalizando o texto, o chefe-executivo do Xbox, que o console foi o porta-voz para novos recursos, tecnologias e franquias de sucesso aos videogames da gigante de Redmond:

“Sucessos já estabelecidos como Halo melhoraram ainda mais naquela geração. O Xbox 360 também foi a fundação para a chegada de novas tecnologias inovadoras, como o Kinect, e o começo de atualizações de sistema e dashboard baseadas no feedback dos fãs”.

O Xbox 360 fez parte da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft. Seu lançamento foi em novembro de 2005 e o console marcou a chegada de uma experiência mais próxima a internet, trazendo os famosos serviços Xbox Live e serviços da Microsoft. O console se tornou um hub de entretenimento com mais de 78 bilhões de jogadas no Xbox 360, aproximadamente 486 bilhões de Gamerscore em 27 bilhões de conquistas e mais de 25 bilhões de horas em aplicativos durante todo seu período de vida.

O Xbox One, atual console produzido pela Microsoft e sucessor do Xbox 360 chegou ao mercado em novembro de 2013 trazendo uma tonelada de melhorias em relação a seu irmão mais velho.

FONTE: IGN