Apophis não atingirá a Terra, por enquanto.
Pesquisadores da Agência Espacial Americana, Nasa, deram um verdadeiro banho de água fria nas tentativas recentes de se criar uma nova data fatídica para o fim do mundo. Utilizando dados recentes, os cientistas concluíram que as chances do asteroide Apophis se chocar com a Terra são agora muito remotas. Ufa!
Algum tempo depois, após extensiva reanálise de dados a previsão de impacto para 2029 foi descartada, mas as chances de que Apophis poderia se chocar contra a Terra em 2036 estava mantida, o que fez de Apophis um dos objetos mais perigosos de todos os tempos a ameaçar realmente o nosso planeta.
Recentemente, utilizando dados de telescópios óticos e radioastronomia do Sistema Solar, pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, refizeram os cálculos e concluíram que as chances de Apophis se chocar contra a Terra em 2036 são mínimas e descartaram essa possibilidade.
“Com os novos dados coletados pelos observatórios ópticos de Monte Madalena, no Novo México e Pan-Starrs, no Havaí, além de dados do Goldstone Solar System Radar nós verificamos que a chance de impacto é agora muito menor que aquela calculada anteriormente e não passa de 1 em 1 milhão”, disse Don Yeomans, chefe do programa NEO de Objetos Próximos à Terra, do JPL.
Asteroides próximos
Mesmo com o risco impacto estar descartado, a aproximação de 13 de abril de 2029 será um verdadeiro show no espaço, pois pela primeira vez na história um asteroide conhecido e das dimensões de Apophis passará tão perto da Terra. Os cálculos mostram que essa imensa rocha cruzará a órbita do nosso planeta a apenas 31.300 km de altitude.
Apesar desse rasante ser realmente histórico, até 2029 ou 2036 aproximações muito mais perigosas acontecerão diversas vezes.
Um delas é a do asteroide 2012 DA14, de 40 metros de comprimento, que em 15 de fevereiro de 2013 passará a apenas 27 mil quilômetros da Terra. Estão preparados?
Mais notícias sobre NASA
Minúscula espaçonave da NASA tira sua primeira foto de Marte
Um pequeno pontinho vermelho marca um grande marco para uma pequena espaçonave.
Depois de passar por problemas, observatório de raios-X Chandra volta a funcionar
Depois de entrar brevemente no modo de segurança na semana passada, o observatório de raios-X Chandra da NASA – que …
Falha de lançamento do foguete Soyuz força aterrissagem de emergência
Um foguete Soyuz russo que transportava uma nova tripulação russo-americana para a Estação Espacial Internacional falhou durante sua subida nesta …