Que o Google Maps facilitou muito a vida das pessoas não há dúvidas. Através do serviço que disponibiliza, permite a visualização de mapas e imagens de satélites da terra. Sua base de dados vem sendo melhorada a todo momento. Com a mais nova ferramenta é  possível conhecer outros planetas sem sair do lugar.

A novidade agora é que oferece aos usuários informações vindas de outros planetas: imagens da lua e de outros satélites nunca vistas antes. É uma espécie de visita ao universo desconhecido que dá a entender como uma viagem vista de cima.

De acordo com o blog da Google, os dados desse material vieram da sonda Cassini-Huygens, que há vintes anos foi lançada do capo Canaveral, localizado na Flórida, EUA. A missão foi registrar e mandar quase meio milhão de imagens.

Com esses dados foi possível cientistas reconstruir mundos distantes ricos em detalhes. O recurso ainda deve passar por alguns ajustes. Nem todas as informações estão traduzidas para outras línguas, incluindo o português brasileiro.

A plataforma contou com a ajuda do Google Earth, cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre a partir de imagens de satélites obtidas de diversas fontes. As opções ficam do lado esquerdo e ao selecionar é possível observar a representação gráfica da estrutura, como se fossem endereços espaciais.

Outro serviço oferecido é que a plataforma contém mapas de localização da Lua e de Marte. Com o lançamento do robô Curiosity no Planeta Vermelho no ano de 2012, o recurso de buscas permite que os usuários explorem ambientes além da terra.

Embora o Google possua aplicações distintas do Google Maps e Google Earth, estes simulam tarefas semelhantes, mas são usados de maneiras bem específicas, que muitas vezes tendem a confundir a cabeça da galera.

Respectivamente, o Maps é para navegação e pontos de interesse, que de forma atualizada fornece formas de condução e melhor trajeto, enquanto o Earth é mais voltado para a exploração terrestre, com vista minuciosa e melhor resolução.

No quesito inovação e tecnologia, ambos complementam na forma de disponibilizar o melhor serviço, e claro, uma viagem fora da terra pode acontecer no sofá de casa.