Facebook e Intel juntas pela inteligência artificial

nervana

Nascimento do Nervana Neural Network Processor

O Wall Street Journal informa que a Intel está trabalhando com o Facebook e várias outras empresas em um novo processador chamado Nervana – também conhecido como Nervana Neural Network Processor. O chip é o resultado do trabalho realizado pela Intel Nervana e foi projetado para acelerar o processo de aprendizado de AI conhecido como aprendizado profundo, no qual um computador é ensinado a reconhecer objetos, padrões, fala e conceitos complexos para que ele possa imitar o mesmo capacidades de aprendizagem exibidas pelos humanos.

Os parceiros da Intel estão ajudando a “afinar” o Nervana, enquanto o Facebook começou a ter uma visão mais profunda do processador e perceber suas capacidades.

“[Eles disseram], ‘Ei, isso realmente poderia mudar a maneira como pensamos sobre inteligência artificial. E nos ajudem a orientar a construção de software e hardware “, disse o presidente da Intel, Brian Krzanich, na conferência WSJ D.Live na terça-feira.

Aprendizagem profunda e eficiente

Quando se trata de aprendizado profundo, os computadores existentes devem usar muito poder de processamento para lidar com a quantidade de dados utilizados durante a fase de ensino. Nervana, no entanto, deve tomar atalhos que podem reduzir a quantidade de energia de processamento necessária, permitindo que ele execute cálculos.

A Intel ainda não detalhou como está rastreando o desempenho do chip, mas a empresa parece confiante na capacidade de Nervana de impactar tecnologias como previsões meteorológicas e carros auto-dirigidos – o último dos quais usa aprendizagem profunda para reconhecer outros carros na estrada, bem como conduzindo linhas para navegar com segurança em um ambiente. A Intel também se associou recentemente ao Waymo do Google para desenvolver melhores veículos autônomos.

 

Krzanich afirmou que a Intel tem vários projetos do chip nas obras que “fornecerão um maior desempenho e permitirão novos níveis de escalabilidade para modelos de IA”. A empresa atualmente está no caminho certo para conseguir desempenho 100 vezes maior de IA até 2020.

“Criamos o Nerva Nervana da Intel para libertar-nos das limitações impostas pelo hardware existente, que não foi projetado explicitamente para AI”, disse Naveen Rao, vice-presidente do AI Products Group da Intel Nervana, em uma postagem de blog . “Nossa esperança é abrir as possibilidades de uma nova classe de aplicações de IA que são limitadas apenas por nossa imaginação”.