Google lança novas funções da Material 3 Expressive para smartphones Pixel

O Google anunciou na quarta-feira (3 de setembro de 2025) uma série de novas funções para Android e dispositivos Pixel, transformando a experiência do usuário. As inovações incluem o Material 3 Expressive para celulares Pixel, Áudio Adaptativo para Pixel Buds Pro 2 e navegação no pulso para o Pixel Watch, além de ferramentas de escrita com IA no Gboard e recursos aprimorados de compartilhamento de áudio. Essas atualizações fazem parte do “September 2025 Feature Drop” e do patch de segurança do Android 16 QPR1.

- Publicidade -

Material 3 Expressive: Personalização profunda no Pixel 🎨

A partir desta quarta-feira, o Material 3 Expressive chega aos dispositivos Pixel 6 e mais recentes, bem como ao Pixel Tablet. O Google afirma que o Material 3 Expressive tornará o seu Pixel ainda mais pessoal e premium. Agora, você pode usar Live effects para adicionar animações divertidas ao papel de parede da sua tela de bloqueio, incluindo formas e efeitos climáticos. Além disso, personalize seus cartões de chamada para contatos, com um plano de fundo que represente seu estilo. O Material 3 Expressive também traz um redesenho elegante para as Configurações Rápidas mais usadas. Esta linguagem de design foi lançada inicialmente com a série Pixel 10 e agora se expande para modelos mais antigos.

Receba notícias e promoções

Entre agora mesmo

Leia também: Galaxy S26: Samsung ‘confirma’ Europa com Exynos 2600 e Brasil com Snapdragon 8 Elite Gen 5

Image Credits:Google

Áudio Adaptativo e Funções Inteligentes para Pixel Buds Pro 2 🎧

Ainda este mês, o Google trará o Áudio Adaptativo para os Pixel Buds Pro 2. Este recurso permite que os fones de ouvido se ajustem inteligentemente ao seu ambiente, reduzindo o ruído e abafando sons repentinos, como sirenes, para proteger sua audição. Consequentemente, você permanecerá alerta enquanto ouve suas músicas ou podcasts, sem comprometer a qualidade do áudio. Além disso, você poderá ter conversas claras e ininterruptas com o Gemini usando seus fones, mesmo em ambientes ruidosos, como quando a TV está ligada ou há pessoas conversando ao redor. Os Pixel Buds Pro 2 também permitirão aceitar ou recusar uma chamada de entrada, ou até mesmo responder a textos, simplesmente acenando ou balançando a cabeça.

Para otimizar ainda mais a experiência, o Google aprimorou o Gemini Live. Agora, ele isola sua voz de outros alto-falantes para garantir clareza nas conversas. Este avanço posiciona os Pixel Buds Pro 2 como companheiros pessoais mais úteis no dia a dia.

Leia também: Galaxy S26 Ultra: Desvendando o poder do Snapdragon 8 Elite Gen 5 “For Galaxy”

Navegação no Pulso com Pixel Watch 🗺️

Agora, usuários do Pixel Watch podem iniciar a navegação a pé ou de bicicleta no celular via Google Maps. As direções serão automaticamente exibidas em seu smartwatch, sem a necessidade de tocar no relógio ou pegar o telefone. Anteriormente, o Maps aparecia apenas como uma pequena notificação no relógio, exigindo um toque para expandir. Este aprimoramento oferece orientação automática e sem as mãos, ideal para quem explora novos lugares ou não quer tirar o telefone do bolso. Para utilizar o recurso, o aplicativo Google Maps deve estar atualizado para a versão 11.144.0705 ou superior.

Ferramentas de escrita com IA no Gboard ✍️

As novas ferramentas de escrita com inteligência artificial no Gboard trazem mais eficiência. Agora, é possível revisar o tom de sua escrita para ser mais formal, expressivo ou conciso. Você também pode corrigir rapidamente a ortografia e a gramática. O Google enfatiza que toda a revisão e reescrita ocorrem no seu dispositivo, garantindo a privacidade dos seus dados. Essas ferramentas de IA já haviam sido anunciadas para o Pixel 10 e agora se expandem. Procure o ícone de lápis com brilho para acessar opções como “Revisar”, “Reformular”, “Profissional”, “Amigável” e “Encurtar”.

Image Credits:Google

Compartilhamento de Áudio aprimorado com LE Audio 🎶

O Google anunciou que agora você pode emparelhar dois fones de ouvido Bluetooth LE Audio ao seu telefone Android. Isso permite que você e outra pessoa ouçam ao mesmo tempo, compartilhando músicas ou assistindo a filmes juntos com seus próprios fones. Este recurso é especialmente útil em locais movimentados, como cafés ou no transporte público. Além disso, você pode criar um código QR para compartilhar áudio com um grupo. Ao iniciar uma transmissão privada, outras pessoas podem se juntar e ouvir a mesma playlist em seus próprios fones, o que o Google sugere para experiências como uma “silent disco”. O suporte ao LE Audio Auracast está se expandindo para fones de ouvido Sony e para a série Pixel 8 e modelos mais recentes, além de flagships Samsung e dispositivos Xiaomi selecionados. É importante que tanto o telefone quanto os fones de ouvido suportem LE Audio para que a funcionalidade ocorra.

Quick Share redesenhado: Compartilhamento simplificado 📤

A funcionalidade Quick Share no Android foi redesenhada para facilitar o envio e recebimento de conteúdo. Agora, você pode alternar instantaneamente entre enviar e receber arquivos, visualizar fotos antes de compartilhar e abrir arquivos recebidos imediatamente. Além disso, há um novo indicador de progresso que mostra atualizações em tempo real sobre a porcentagem do arquivo transferido. Essa interface aprimorada traz telas dedicadas para “Enviar” e “Receber”, tornando a experiência mais intuitiva. O Quick Share é uma solução de compartilhamento integrada para Android, Chromebooks e PCs com Windows. O Google está trabalhando para estender o suporte oficial a iOS e macOS no futuro.

Image Credits:Google

Androidify: Crie seu próprio Bot Android com IA ✨

Por fim, o Google está introduzindo o Androidify, uma nova maneira de construir seu próprio bot Android personalizado. Para criar seu bot, você pode fazer upload de uma selfie ou escrever um prompt. O Androidify utiliza o Gemini 2.5 Flash para legendar a foto e o Imagen para gerar o bot Android personalizado. Em alguns casos, ele usa o Veo 3, o mais recente modelo de geração de vídeo do Google, para animar seu bot com diferentes “vibrações”. Este aplicativo, disponível na Google Play Store e via web, serve como uma demonstração das últimas tecnologias de IA do Google. Além disso, às sextas-feiras de setembro, será possível animar seu bot Android em um vídeo de 8 segundos. O projeto Androidify é de código aberto, permitindo que desenvolvedores explorem o código no GitHub. Este relançamento do Androidify traz de volta uma ferramenta amada, agora impulsionada pela IA.

Estas novas funções para Android e Pixel reforçam o compromisso do Google em oferecer uma experiência mais conectada e inteligente. Fique atento às atualizações do seu dispositivo! Para mais novidades sobre o ecossistema Android, confira nossos artigos sobre o que há de novo no Android e lançamentos de dispositivos Pixel.

Fonte:TechCrunch

- Publicidade -

Gostou desta notícia?

Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!

Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.
Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.