Note 20 Ultra

Um dos mais avançados smartphones da atualidade, lançado e vendido pela Samsung está desonrando seu papel funcional, pelo menos é o que reclama diversos consumidores, e, inclusive, o autor deste artigo, que também foi vítima de um problema que é relatado semanalmente e que vem pipocando nos fóruns e tópicos de debate sobre o Samsung Galaxy Note 20 Ultra.

Neste espaço, vou contar minha experiência e a de muitos outros usuários, que leio diariamente nas comunidades que participo sobre o aparelho. O problema se trata de simplesmente a tela do aparelho ficar completamente escura, o conhecido problema de “black screen”. Com um levantamento do TecStudio, é possível compreender que esse problema é recorrente após atualizações de software, o que pode indicar um ponto de investigação inicial para a origem.

No meu caso, aconteceu após uma atualização do patch de segurança mensal. O aparelho atualizou, começou a otimizar os aplicativos e “boom”, quando fui desbloqueá-lo a tela simplesmente apagou. O som era responsivo, o toque à tela também. Ou seja, o aparelho estava funcionando, ironicamente, até mesmo o touchscreen. Entretanto, a tela não exibia nenhuma imagem, nenhuma informação. Estava completamente apagada.

Poderia ter sido apenas um caso isolado. Mas quando o meu pesadelo começou, fui em busca de informações para resolver meu problema. Acreditava que poderia ser alguma indefinição no software e que um simples reset resolveria meu problema. E não foi! Me deparei com muitos relatos, inclusive no próprio Samsung Members. Sim, existe não só uma, mas várias discussões sobre esse defeito na comunidade oficial da Samsung. E não são 5, 6 relatos. São 20, 40… vários relatos.

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Mas ok! Talvez a Samsung tenha vendido muitos aparelhos e esses 40 relatos representem apenas uma pequena fração das vendas e dos consumidores satisfeitos! Sim! Mas sempre que eu adquiro um smartphone, sempre busco entrar nas comunidades para trocar informações e ler mais sobre a experiência dos outros consumidores.

Foi assim com o Galaxy S7, com o S10e e agora com o Note 20 Ultra. Na comunidade do Galaxy S7 era fácil ler problemas causados pelos próprios usuários, como tela quebrada. “Será que a Samsung arruma?”. O que não ocorria tanto na comunidade do Galaxy S10e. Lá as pessoas reclamavam muito de bateria. E sim, o pequeno príncipe da linha S10 era perfeitinho, mas a bateria era indesejável – portanto acabei saindo dele e fui para a linha Note.

Parecia um sonho chegar nessa linha ainda mais com a última geração. Mas tornou-se um pesadelo com apenas 10 meses de experiência. Sim, faltando apenas 2 meses para o fim da garantia legal, o aparelho me deixou nas mãos. Para piorar, essa ausência me afetou no trabalho remoto e ainda me causou um dano pessoal que felizmente não foi irreversível por conta dessa ausência.

Os relatos sobre o problema de tela escura do Note 20 Ultra

Buscando embasar o artigo, vou publicar aqui diretamente as diversas reclamações sobre esse problema. E não só no Brasil. A versão snapdragon também está dando o que falar lá fora. Lá o problema é mais popular quando você busca por “Black screen of death!”. Vai encontrar centenas de artigos.

No Brasil, temos um tópico bem popular no Samsung Members: “Note 20 Ultra com a Tela Preta (apagada)….“. No Reddit, vários choros e lamentações.Estou com medo de enviar para a garantia e eles não terem a cor Mystic Bronze“, relata um usuário que passou pelo mesmo problema.

Bom, esses artigos no Google tem aos montes. Mas talvez seja meio incoerente buscar problemas diretamente no Google para denunciá-los. Se você ir até lá e buscar “Meu telefone mudou de cor”, você vai encontrar centenas de pessoas com a mesma experiência. Isso é só um exemplo, ok!?

Mas neste caso, você pode ir em qualquer comunidade da Samsung no Facebook. Vai achar esses relatos aos montes. Quer ver? Olha só esse grupo popular do Note 20 Ultra no Facebook… Todo dia tem um relato diferente. Quando sai atualização então, eles pipocam. Parece até que existe um multiverso em queimar aparelhos que custaram um rim. Parece título do Sensacionalista, mas não é.

Note 20 Ultra  Note 20 Ultra: Consumidores reclamam de problema grave de tela preta 1
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Note 20 Ultra  Note 20 Ultra: Consumidores reclamam de problema grave de tela preta Captura de tela 2021 12 07 213533

Sentiu? Pois é. Eu poderia ficar aqui repostando os outros centenas de relatos que é fácil encontrar durante uma busca nas comunidades relacionadas ao aparelho. Vimos aqui que não se trata de problema específico. É um problema que a Samsung não diz como e por que ocorre. Isso sequer foi relatado na minha ordem de serviço quando enviei para garantia.

A marca sequer relatou o que foi trocado. Eu tive que ir até o chat para questionar. Na ordem de serviço, “Frontal”. O engenheiro ali responsável, apenas assinou para liberar, mas não para instruir sobre o que poderia ter causado o problema e se eu deveria me preocupar com isso outra vez.

Mas agora que estão surgendi relatos de “dobradinha”, ou seja, pessoas com o problema 2 vezes, mesmo após a troca da frontal, é que eu me questiono, será que devo permanecer com o aparelho? Deveria. Afinal, no lançamento, o Note 20 Ultra custou cerca de R$ 8 mil. Eu não paguei nem próximo disso. Mas e quem pagou?

E o que diz a Samsung sobre o problema de tela escura do Galaxy Note 20 Ultra?

Com um pé em social media, eu sou suspeito para falar; empresa do porte da Samsung não perde em nada dando o tratamento ideal para seus clientes, quando problemas ocorrem. Mas a Samsung falha nisso. O atendimento é bom, mas ele é muito do mesmo. A marca trabalha na faixa do comum, ou seja, “nao tenho nada haver com os seus problemas, envie para a garantia!”.

Claramente isso nunca foi dito, mas é essa a sensação que nós consumidores temos quando a marca se limita em apenas o que diz a lei. “Vou resolver seu problema por que é minha obrigação, mas não quero e nem devo satisfação sobre o por que ele acontece.”

Bom, não deve satisfação individualmente, não até que provas e mais provas começam a surgir sobre um suposto vício oculto/problema de série. Pelo menos, é o que diz o Código de Defesa do Consumidor, que de acordo com a Lei 8.018/1990, é obrigação dos fornecedores responder por falhas na qualidade ou quantidade que tornem produtos inadequados ao consumo ou diminuam o valor.

Portanto, aviso e tenho dito. A minha frustração com a marca é exclusivamente por que eu vivo dia pós dia com medo do problema ocorrer de novo. Não atôa vim aqui, no espaço que falo imparcialmente de tecnologias, inclusive da Samsung, para demonstrar minha indignação em ter um aparelho “bomba” e em ver que cada vez mais pessoas passam pelo que eu passei.

E reservo o espaço caso a Samsung tenha uma resposta sobre os problemas e sua solução. É minha obrigação como redator oferecer o direito de resposta. E ela será muito bem-vinda, afinal, a Samsung é uma marca de extrema reputação e seus produtos são de excelente qualidade. Mas vocês precisam esclarecer o por que um aparelho tão novo e tão caro tem um problema tão recorrente.