No início do ano, os criadores do Snapchat haviam anunciado que estariam criando um óculos bem divertido para complementar a utilização do aplicativo, o Spectacles. Apesar de não conseguir críticas satisfatórias por parte da mídia, o novo óculos da companhia foi finalmente lançado, e é bastante divertido, podendo ser usado como uma GoPro para capturar diversos momentos.

Spectacles conheça o 'spectacles', o divertido óculos do snapchat
‘Spectacles’ é a nova aposta do Snapchat para gravação de vídeos. Imagem: The Verge

O Spectacles é uma aposta charmosa e divertida para o seu rosto. O óculos pode ser encontrado em três cores diferentes (preto, verde-azulado e coral) e tem o formato bastante simples, nada perto do encontrado em óculos Hi-techs como o Google Glass e Hololens, onde a Tecnologia falou mais alto do que o tamanho. Outra observação é a forma como o Snapchat projetou o dispositivo, escondendo completamente seus componentes elétricos na armação do óculos, como se fosse um modelo comum.

Nas laterais e na parte frontal, existe uma câmera e um círculo de LED que é ativo nas gravações de vídeo, principalmente para melhorar a qualidade de gravações noturnas.

O funcionamento do óculos é bem simples; ele funciona em smartphones Android e iOS, e sempre que conectado com o smartphone, basta acionar o “fantasminha” do Snapchat e poder capturar imagens e gravar vídeos de até 10 segundos utilizando o dispositivo – também é possível aumentar o tempo para 30 segundos.

Ao iniciar gravações, o óculos notifica com um LED interno, assim que iniciar e finalizar o vídeo.

Spectacles conheça o 'spectacles', o divertido óculos do snapchat
Spectacles – Imagem: The Verge

O óculos não porta nenhuma inovação tecnológica no setor – por exemplo, a exibição e projeção de imagens nas lentes. Ele serve somente para facilitar a gravação de conteúdo para o Snapchat sem a necessidade de retirar o smartphone do bolso para tal finalidade.

Preço e disponibilidade

Se você aguarda à chegada deste dispositivo no Brasil, é melhor não criar tantas expectativas… O óculos foi vendido em lojas próximas à sede do Snapchat no EUA, com unidades limitadas. A intenção da empresa é disponibilizar o óculos para poucos enquanto estuda a aceitação dos usuários, para depois, caso o resultado seja satisfatório, lançá-lo para o público geral.

O óculos foi vendido no valor de US$129.95, equivalente à R$440 na cotação atual do dólar e como foi dito, se trata apenas de um experimento local, não havendo nenhuma previsão para disponibilidade em outros países.