Nem mesmo o Mercado Livre, maior marketplace da América Latina, resiste aos bugs. Isso por que, de acordo com informações de usuários da plataforma, um problema pode causar dores de cabeça para quem quer receber produtos de forma rápida – e o pior – tem gente que paga por isso.

Um bug está transformando etiquetas de envio expresso para o envio comum, quando solicitado os serviços do Correios. Na prática, você compra um produto, paga pelo frete mais rápido mas ele é enviado através do frete mais lento.

O Sedex que virou PAC

O TecStudio acompanhou um dos relatos que começou com a compra de um relógio inteligente. No anúncio, o produto oferecia frete grátis, utilizando o serviço de envios normal (PAC, dos Correios). Entretanto, a compra foi efetuada com a opção de frete expresso (Sedex). O cliente desembolsou cerca de R$ 30,00 a mais no valor do produto para que ele chegasse mais rápido entre São Paulo e Minas Gerais.

A expectativa do jovem cliente foi frustrada logo no início da negociação. Assim que o produto foi enviado, percebeu-se que a etiqueta de envio emitiu a informação de que o produto estava de fato associado ao frete expresso. No entanto, o código de rastreio foi gerado com as iniciais “PS”.

Mercado Livre mercado livre
Imagem: Reprodução – Mercado Livre. #PraCegoVer: Na imagem, um texto no canto esquerdo diz “Correios (Expresso)”. Abaixo, o código de rastreamento com o início “PS”, identificado como etiqueta PAC.

No site do Correios, a identificação “PS” significa que o pacote é categorizado como Etiqueta lógica PAC – ou seja – nada de Sedex e muito menos frete expresso.

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Imagem: Reprodução – #PraCegoVer: Imagem mostra siglas utilizadas para encomendas PAC (à esquerda da tabela). No lado direito, a descrição de cada uma das siglas.

Para o Sedex, todas as encomendas enviadas tem o código de rastreio iniciado com a letra “S“. Assim como o PAC, o Sedex também tem uma modalidade de etiqueta lógica. Na tabela divulgada pelo Correios, veja alguns exemplos de serviços do Sedex e suas siglas;

E  SEDEX AGÊNCIA
SJ  SEDEX HOJE
SK  SEDEX AGÊNCIA
SL  SEDEX LÓGICO

O que disse o consumidor prejudicado

“Tem gente que realmente compra produtos pensando em um prazo”

“Eu realmente precisava do produto com certa urgência. Embora ele tenha chegado dentro de um prazo bom, cerca de 6 dias após o envio, me senti lesado e prejudicado, uma vez que paguei o valor de trinta reais para não utilizar o serviço que de fato contratei. Pensando em outros compradores, isso pode ser uma grande dor de cabeça. Tem gente que realmente compra produtos pensando em um prazo. O Sedex tem um prazo definido de 3 a 4 dias úteis para a minha região. Quase sempre, os produtos são entregues em 2 dias úteis. Imagine para alguém que esperava e pagou caro por um frete que não foi utilizado?”

Outros casos

Este não foi o único caso onde o frete pago não foi utilizado. Em uma empresa no interior de Minas Gerais, algumas compras também foram prejudicadas com o bug. Entretanto, o erro só foi perceptível quando apresentamos o interesse em investigar a situação. Cerca de 2 compras efetuadas nos últimos 60 dias também foram penalizadas por etiquetas de envio lento quando foi solicitado o serviço expresso.

A resposta do Mercado Livre

Juntamente ao consumidor que relatou o caso, entramos em contato com o Mercado Livre através do canal de comunicação por chat. Segundo a atendente, foi constatado que realmente ocorreu um erro no sistema e que o Mercado Livre entraria em contato com o cliente para reembolsá-lo com o valor pago.

No entanto, não foi o que aconteceu. Nem o TecStudio e nem o cliente foram procurados para devidas satisfações e o prazo de dois dias úteis planejado pela atendente não foi cumprido.

O Mercado Livre não disponibiliza canais de atendimento direto. Por isso, não conseguimos comunicá-los referente ao problema relatado, principalmente para emitirem nota sobre a matéria, portanto, fica em aberto a resposta da empresa.

Se você utiliza os serviços do Mercado Livre e passou por algum problema semelhante, aproveite para relatá-lo. Desta forma, o site pode compreender a dimensão do problema e procurar uma solução o mais rápido possível.