Conceito criado por usuário pode resolver problema do Liquid Glass no iOS 26

A Apple está tentada a resolver um dos maiores problemas de sua nova interface gráfica, com o conjunto Liquid Glass. Anunciada junto com o iOS 26, a interface deixa tudo mais transparente, no sentido visual mesmo, tornando o sistema operacional do iPhone completamente diferente de todas as versões anteriores.

- Publicidade -

Prova de que a maçã mordida trabalha em uma solução, é que o último Beta privado do iOS 26 deixou todo mundo incrédulo com a reversão do Liquid Glass, pouco tempo depois de ser revelado ao mundo; a Apple descaracterizou completamente o efeito, deixando-o menos transparente e mais parecido que o que já conhecemos no iOS convencional.

Receba notícias e promoções

Entre agora mesmo

O maior problema do Liquid Glass

Quando anunciado, o Liquid Glass deixou muitos usuários preocupados por não ter um tratamento ideal, como em notificações a depender do papel de parede utilizado pelo usuário. Para alguns casos, a interface demonstrava ser bastante interessante e visualmente bem vista, mas para outros, os textos pareciam difíceis de ler e pouco destacados em relação à imagem de fundo.

Liquid Glass
Imagem: Liquid Glass torna difícil ler algumas informações na tela do iPhone. Reprodução: India today

Esse tipo de situação fez com que a Apple deixasse de lado o efeito demonstrado e começasse a trabalhar em correções. O problema, é que elas descaracterizaram bastante a interface, tornando o Liquid Glass mais distante do que foi idealmente proposto.

Para resolver o problema, um usuário do Twitter/X sugeriu algo que talvez não tenha sido pauta nas reuniões de negócio da Apple: E se o controle de transparência do Liquid Glass ficar nas mãos do usuário?

O víde acima é um conceito proposto pelo usuário @BetaProfiles e trata na ferida que a Apple tenta consertar antes de liberar o iOS 26 para seus usuários.

Trazer o controle de transparência para os usuários pode ser a solução ideial, uma vez que, os que mais gostaram do Liquid Glass em essência, podem mantê-lo. Assim como os que não gostaram, se aproximam do que já conhecemos no iOS, uma espécie de “Blur Gaussiano“.

Se a Apple vai acatar esse conceito, ainda não sabemos. Mas fica claro que as críticas após a apresentação do Liquid Glass mexeram com a equipe que trabalha o novo iOS 26. Vamos aguardar para ver o que a Apple vai tornar definitivo em relação à isso.

- Publicidade -

Gostou desta notícia?

Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!

Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.
Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.