Do sonho ao limbo: IA já começa a roubar empregos de Desenvolvedores, aponta estudo

A promessa de prosperidade profissional para quem aprende a programar enfrenta um novo cenário. Atualmente, recém-formados em ciência da computação lidam com desemprego elevado. Um estudo do Federal Reserve Bank de Nova York revelou taxas de desocupação preocupantes para esses graduados. Este índice é mais que o dobro das taxas registradas para profissionais de biologia e história nos EUA.

- Publicidade -

Alta no desemprego para graduados em ciência da computação

O estudo do Federal Reserve Bank de Nova York aponta taxas de desemprego entre 6,1% e 7,5% para recém-formados em ciência da computação. Consequentemente, a vantagem percebida do curso em relação a outras áreas de estudo tem diminuído.

Receba notícias e promoções

Entre agora mesmo

Leia também: Concurso ITA 2025: prazos prorrogados e 110 vagas para tecnologia e inovação

Leia também: Como usar o Instagram Map e como proteger sua privacidade

Além disso, uma reportagem do New York Times detalha o impacto no mercado de trabalho. A matéria apresenta relatos de ex-alunos que ilustram a crise atual no setor.

Relatos de recém-formados no mercado de TI

O cenário do mercado de trabalho para graduados em tecnologia fica mais claro através de histórias pessoais. Manasi Mishra, com 21 anos, formou-se em Purdue. Ela ouviu promessas de salários iniciais de seis dígitos, mas recebeu apenas uma entrevista. Esta oportunidade foi na Chipotle, e ela não conseguiu o emprego.

Zach Taylor, graduado na Oregon State em 2023, candidatou-se a quase 6.000 vagas em tecnologia. Ele obteve apenas 13 entrevistas e não recebeu ofertas de emprego. Taylor chegou a ser rejeitado pelo McDonald’s, com a justificativa de “falta de experiência”.

Inteligência artificial e demissões impactam o setor

O setor de tecnologia aponta causas específicas para a desaceleração atual. Desenvolvedores alegam que a programação assistida por inteligência artificial eliminou muitas posições de nível júnior. Paralelamente, grandes empresas como Amazon, Meta e Microsoft reduziram seus quadros de funcionários.

Mais importante, estudantes descrevem um fenômeno chamado “AI doom loop”. Eles utilizam ferramentas de IA para candidatar-se em massa a vagas. Por outro lado, as empresas também empregam IA para rejeitar automaticamente as candidaturas, muitas vezes em questão de minutos.

O papel das redes sociais e a busca por emprego em tecnologia 📱

Manasi Mishra conseguiu finalmente um emprego após uma candidatura direta, fora dos métodos tradicionais. A exposição de sua situação nas redes sociais também ajudou no processo de busca. Conteúdos no TikTok, por exemplo, divulgaram a situação do mercado. Isso atraiu atenção para as dificuldades enfrentadas pelos recém-formados.

Consequentemente, o conjunto de relatos, dados e matérias aponta para uma mudança significativa. Há uma nova equação entre a formação em ciência da computação e as oportunidades de entrada no setor de tecnologia. Esta análise foi baseada em reportagem do TechCrunch.

- Publicidade -

Gostou desta notícia?

Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!

Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.
Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.