- Role a página para pular o anúncio -
Início Inteligência Artificial

Duolingo confirma intenção com IA após polêmica sobre estratégia “AI-first”

Duolingo
Imagem: Reprodução Estudar Fora
- Role a página para pular o anúncio -

O CEO da Duolingo, Luis von Ahn, voltou a comentar a controvérsia gerada ao declarar que a empresa se tornaria uma “AI-first company”. A afirmação, feita este ano, provocou críticas públicas, porque foi interpretada como sinal de demissões ou priorização apenas do lucro.

Receba notícias no WhatsApp!

Entre agora

Contexto da declaração

Von Ahn afirmou que o problema central foi a falta de contexto em sua declaração. Ele disse que, internamente, a mudança não foi vista como controversa, porque os objetivos eram diferentes do que foi interpretado externamente.

- Role a página para pular o anúncio -

Leia também: Google Pixel 10: preços e disponibilidade na Europa e México

Leia também: iPhone 17e: vazamento revela especificações e mantém estratégia de preço da Apple

O executivo explicou que, para uma empresa de capital aberto, algumas pessoas pressupõem imediatamente que a iniciativa visa apenas lucro. Ele afirmou que essa suposição incluía receios de demissão de funcionários, e ressaltou que essa não foi a intenção.

Posicionamento sobre empregos

Mais importante, von Ahn declarou que a Duolingo “nunca demitiu nenhum funcionário em tempo integral” e que não há intenção de fazê-lo. Ele não negou que a empresa tenha reduzido a força de trabalho de contratados, porque esse contingente varia conforme as necessidades.

Segundo o CEO, desde o início a quantidade de contratados subiu e desceu conforme demandas específicas. Portanto, a alteração no número de contratados não representaria uma política fixa de cortes.

Repercussão e adoção de IA

Apesar da crítica, que aparentemente não impactou significativamente o resultado financeiro da Duolingo, von Ahn mantém um tom extremamente otimista em relação ao potencial da inteligência artificial. Consequentemente, a empresa segue investindo em experimentação interna.

Ele contou que membros da equipe dedicam as manhãs de sexta-feira para testar tecnologias de IA. Em tom informal, comentou a brincadeira interna sobre esse dia, chamando-o de “f-r-A-I-days” e dizendo que não sabe como pronunciar a sigla.

Fontes

Declarações e contexto foram relatados pela imprensa. A reportagem sobre o lançamento de cursos gerados com IA está disponível em TechCrunch. A entrevista completa com Luis von Ahn foi publicada no The New York Times. A cobertura sobre cortes entre contratados pode ser vista em TechCrunch, e a análise sobre o impacto da reação pública está em TechCrunch.

Fonte: TechCrunch

Ajude-nos a crescer no Google.

Seguir
Sair da versão mobile