Mozilla está jogando pesado para tornar o Firefox ainda mais atraente. A novidade da vez é a integração do Perplexity AI como uma opção padrão de motor de busca no navegador. E olha, o recurso promete facilitar sua vida com respostas conversacionais e cheias de referências, sem aquele drama de abrir milhares de abas.
Receba notícias no WhatsApp!
Depois de um teste limitado no início do ano, agora o Firefox para desktop está recebendo essa atualização de forma mais ampla. Segundo a publicação no blog oficial da Mozilla, o Perplexity AI se destaca por oferecer respostas diretas e validadas com citações, permitindo que os usuários verifiquem as informações sem a necessidade de navegar por inúmeras páginas.
Privacidade em foco: Será que dá para confiar?
Um ponto que sempre gera polêmica quando o assunto é tecnologia e IA: a privacidade. A Mozilla sabe disso e já se antecipou às possíveis preocupações. A empresa garantiu que o Perplexity AI segue “proibições rigorosas contra a venda ou compartilhamento de dados pessoais”. Além disso, os usuários têm controle total sobre quando e se desejam utilizar a nova ferramenta.
Um alívio para quem já está cansado de ser bombardeado com anúncios depois de uma pesquisa no Google ou outras plataformas. No entanto, é sempre bom ficar com um pé atrás e acompanhar como essa promessa vai se desdobrar na prática.
Como usar o Perplexity AI no Firefox
Se você já está curioso para testar o Perplexity AI, o acesso é bem simples. A nova opção pode ser encontrada no botão unificado de busca na barra de endereços do navegador Firefox. Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas na versão para desktop, mas a Mozilla já adiantou que está trabalhando para trazer o recurso para o navegador mobile nos próximos meses.
Outras novidades no Firefox: Google Lens e perfis de navegação
Além do Perplexity AI, a Mozilla aproveitou a última atualização do Firefox para introduzir outras funcionalidades que prometem melhorar ainda mais a experiência dos usuários:
- Suporte a perfis: Agora você pode criar e alternar entre diferentes configurações de navegação. Isso é ótimo para quem usa o navegador tanto para trabalho quanto para lazer, por exemplo.
- Busca visual: Com a ajuda do Google Lens, o Firefox permite que você realize buscas clicando com o botão direito em qualquer imagem. Ideal para quem quer encontrar produtos ou informações usando apenas uma foto.
Sobre a busca visual, a Mozilla destacou que o feedback dos usuários será essencial para decidir onde mais essa funcionalidade poderá ser integrada, incluindo a barra de endereços do navegador e, futuramente, também no app para celular.
Por que isso importa para o Brasil?
Tá, mas o que isso muda para a gente aqui no Brasil? A integração do Perplexity AI ao Firefox pode ser uma alternativa interessante para quem busca mais privacidade e quer fugir do monopólio do Google. Além disso, o recurso de busca visual através do Google Lens pode ajudar bastante na hora de fazer compras online ou descobrir informações sobre imagens, algo que o brasileiro já adotou com tudo em outros apps.
Por aqui, o mercado de navegadores é dominado pelo Chrome e, mais recentemente, o Edge da Microsoft tem ganhado espaço por causa do Bing e sua integração com a IA do ChatGPT – o que deixa claro que as grandes empresas de tecnologia estão apostando forte nesse tipo de inovação.
E agora?
Com o Perplexity AI e as novas funcionalidades, o Firefox tenta recuperar a atenção dos usuários, oferecendo uma experiência que une tecnologia avançada com a preocupação com privacidade. O grande desafio será convencer o público brasileiro a deixar o queridinho Chrome e adotar o navegador da raposa. Resta saber se essas novidades serão o suficiente para que o Firefox volte a crescer em um mercado cada vez mais competitivo.
E você, vai testar o Perplexity AI no Firefox ou prefere esperar a versão mobile?
Ajude-nos a crescer no Google.
