Há grande chance de retorno do Exynos à série Galaxy S no próximo ano. A Samsung deve equipar pelo menos dois dos três modelos Galaxy S26 com o Exynos 2600 de 2nm. O Galaxy S26 Ultra, por sua vez, pode vir com o Qualcomm Snapdragon 8 Elite 2.
A iniciativa não parte apenas da divisão MX, que deseja apoiar a área de semicondutores do grupo. A razão para essa mudança tornou-se dolorosamente óbvia, porque se trata principalmente de economia.
Receba notícias e promoções
Entre agora mesmoMX poderia voltar ao Exynos se todas as preocupações forem resolvidas
Um novo relatório da Coreia do Sul destaca que os custos de compra de chipsets da divisão DX da Samsung, que inclui a MX, subiram 29,2% no primeiro semestre deste ano. Esse aumento é comparado ao mesmo período de 2024 e pressiona os orçamentos da divisão móvel.
O crescimento tem sido parcialmente atribuído à compra do Snapdragon 8 Elite da Qualcomm para a série Galaxy S25. Além disso, o mesmo chipset foi adquirido para o Galaxy Z Fold 7, que está vendendo em números incríveis, consequentemente aumentando a demanda por chips.
Os chipsets da Qualcomm estão mais caros não apenas porque a própria Qualcomm elevou preços, mas também porque a TSMC aumentou seus valores significativamente. Mais importante, a divisão de semicondutores da Samsung utiliza a própria foundry do conglomerado, portanto os custos tendem a ser menores para a divisão móvel.
A Samsung já deu indícios do movimento ao trocar o Galaxy Z Flip 7 para o Exynos 2500, tornando-o o primeiro flip dobrável sem chipset Snapdragon. Se a divisão de semicondutores resolver os problemas relatados de rendimento, térmicos e eficiência energética, a MX provavelmente não perderia muito tempo antes de migrar novamente para o Exynos em futuros flagships.
Fonte: SamMobile
Gostou desta notícia?
Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!