- Role a página para pular o anúncio -
Início Google

Google Messages Beta: Falha de encerramento em Samsung e Pixel é resolvida automaticamente

Google Messages
- Role a página para pular o anúncio -

Usuários da versão beta do Google Messages em smartphones Samsung e Pixel enfrentaram recentemente encerramentos inesperados do aplicativo. O problema, que vinha ocorrendo desde uma atualização recente, já foi corrigido pela Google de forma automática.

Receba notícias no WhatsApp!

Entre agora

Detalhes do erro e seu comportamento

Relatos, que começaram na quinta-feira, indicaram que o aplicativo fechava segundos após exibir a tela inicial com a lista de conversas. Esta falha atingiu principalmente a versão beta mais recente, identificada como 20250805_00_RC00. Tal versão foi lançada um dia antes dos primeiros problemas, impactando dispositivos Galaxy e Pixel que executam o Android 16.

- Role a página para pular o anúncio -

Mesmo com o aplicativo encerrando, era possível responder a mensagens por meio das notificações e acessar a bolha de chat. Importante notar que o Android 16 foi lançado oficialmente em 10 de junho de 2025, o que contextualiza a presença da versão em aparelhos.

Leia também: Samsung vai liberar beta da One UI 8 para o Galaxy S24: veja como participar do programa

Soluções temporárias antes da correção oficial

Enquanto a correção não chegava, limpar o cache do aplicativo não resolvia o bug. Contudo, alguns usuários conseguiram contornar a falha ao desinstalar a atualização do aplicativo Google Messages. Reinstalar a atualização não reintroduziu o problema para esses usuários, e mais importante, o processo não apagava as mensagens, pois o conteúdo permanecia no aparelho.

Correção implementada e recomendações atuais

A boa notícia é que a Google agiu rapidamente e já publicou uma correção. A atualização foi aplicada automaticamente para os usuários da versão beta afetados, o que significa que nenhuma ação é exigida para resolver o problema. A empresa informou que a falha foi causada por um “experimento” interno e afetou um número limitado de usuários beta.

Para aqueles que enfrentarem problemas semelhantes com futuras versões beta de qualquer aplicativo, a prática de desinstalar e reinstalar as atualizações ou, se necessário, voltar para a versão estável do aplicativo, continua sendo uma boa alternativa. Outra opção, especificamente para usuários Samsung, é migrar temporariamente para o Samsung Messages. ⚙️

Ajude-nos a crescer no Google.

Seguir
Sair da versão mobile