Há anos a Apple avança gradualmente rumo a um futuro totalmente digital. Nos Estados Unidos, a bandeja para cartão SIM física desapareceu com o iPhone 14, portanto a adoção do eSIM já é realidade por lá. Um novo vazamento, contudo, aponta que a estratégia global da empresa pode seguir um ritmo mais lento do que se imaginava.
Receba notícias no WhatsApp!
Vazamento e imagens do suposto slot
Imagens do alegado slot/bandeja de cartão SIM do futuro iPhone 17 Pro apareceram na internet. O material foi divulgado pelo leaker Majin Bu no X/Twitter. Se as imagens forem autênticas, o iPhone 17 Pro ainda terá bandeja física em ao menos alguns países.
Leia também: Duolingo confirma intenção com IA após polêmica sobre estratégia “AI-first”
Leia também: Google Pixel 10: preços e disponibilidade na Europa e México
Esse cenário confirma que a empresa não está preparada para abandonar de vez o SIM físico em sua linha mais premium. As imagens mostram detalhes do componente e levantam dúvidas sobre a velocidade da transição global.

Contexto das estratégias da Apple
Em novembro de 2024, um relatório da The Information, replicado pela MacRumors, indicou que a Apple estudava uma abordagem mais agressiva. A intenção seria ampliar a visão “apenas eSIM” para um maior número de países, portanto a empresa vinha avaliando ampliar o alcance dessa mudança.
O relatório, entretanto, focava no modelo ultra‑fino iPhone 17 Air, que substituirá o Plus. A sugestão era de que o 17 Air não teria SIM físico em mais regiões, embora o relatório não tenha especificado quais. Consequentemente, a estratégia poderia combinar modelos com e sem bandeja.
Duas vias e razões para cautela
O novo vazamento relativo ao iPhone 17 Pro sugere uma abordagem em duas frentes. A Apple parece testar o terreno com o experimental 17 Air, enquanto mantém a bandeja física no seu modelo Pro para países com baixa adoção de eSIM.
Manter o slot no Pro atende mercados onde a migração ao eSIM avança lentamente. Além disso, essa divisão minimiza impactos súbitos em regiões onde a infraestrutura ou práticas de consumo ainda dependem do SIM físico.
Implicações do vazamento
A existência de uma bandeja física pode parecer um detalhe, mais importante é o que ela revela sobre a estratégia da Apple. O vazamento indica que a transição para um mundo exclusivamente eSIM será gradual e localizada, portanto provavelmente será conduzida país a país.
Uma mudança abrupta poderia causar transtornos em mercados específicos, porque muitos usuários e operadoras ainda não estão totalmente preparados. Consequentemente, a Apple opta por um caminho mais cauteloso ao ajustar sua linha de aparelhos.
Fonte: Android Headlines
Ajude-nos a crescer no Google.