Com a chegada da tecnologia o surgimento de aparatos tecnológicos facilitou e muito a vida das pessoas. Nessa onda, as crianças não ficaram de fora e a procura pelo presente do Dia das Crianças mudou. Celulares, tablets, notebook tem sido o pedido da criançada.

Mas é necessário ser estabelecido um limite quanto ao uso das novas tecnologias. A sua utilização até certo ponto é saudável e desejável. As crianças marcadas pela geração Z tem muita facilidade na utilização das novas mídias. Elas já nascem permeadas por esse universo.

Uma pesquisa realizada no ano de 2015 pela AVG Technologies com famílias de todo o mundo mostrou que 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade conseguiam usar jogos de computador, 47% sabia como usar um smartphone, mas apenas 14% era capaz de amarrar os sapatos sozinha. No caso das crianças brasileiras, o levantamento apontou que 97% das crianças entre 6 e 9 usam a internet e 54% têm perfil no Facebook.

[totalpoll id=”6445″]

O desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais são necessárias para um bom desenvolvimento e relacionamento saudável com o outro. Nas brincadeiras que envolviam esforço e muita interação como era possível observar: esconde-esconde, amarelinha, queimado, são hoje apenas lembranças boas de alguns anos atrás.

Se ainda existe essas brincadeiras como diversão para elas, mudou muita coisa. Hoje é cada vez mais comum crianças dentro de casa, fechadas em seus quartos, apenas com um dispositivo na mão que promovem e se tornem seu passatempo.

Existe muitos efeitos positivos quanto ao uso da tecnologia na vida das crianças. Segundo o jornal The Future of Children, as crianças, por aprenderem rapidamente a usar as tecnologias atuais, estão desenvolvendo o costume de ensinar o uso dos dispositivos aos seus pais — e não o contrário.

Mas estabelecer limites é necessário. Aliado ao grande consumo, surgem também os crimes virtuais. E brincar, se divertir com segurança é a melhor forma de render bons frutos na vida e no desenvolvimento da criança.

Atenção e disciplina fazem um bem danado na vida dos pequenos. A tecnologia auxilia no aprendizado e é imprescindível na formação de hoje. Mas estabelecer regras com equilíbrio resultam em ganhos tanto para os pais quantos para as crianças.

Veja também:https://www.tecstudio.com.br/noticias-de-tecnologia/tecnologia-importante-aliado-do-ensino-e-da-aprendizagem/