Com o lançamento do iOS 26 no início desta semana, o Google liberou o Chrome 141 com ajustes visuais batizados de Liquid Glass para iPhone e iPad. A atualização aplica uma camada de refinamento à interface do navegador, alterando desde o Tab Grid até menus de contexto e elementos da folha inferior.
Receba notícias no WhatsApp!
Nova estética aplicada exclusiva do Chrome para iOS
É importante lembrar que o Chrome para iOS apresenta uma experiência e interface bastante distintas da versão Android. O navegador recebeu a barra de endereço inferior em outubro de 2023 (em contraste com julho de 2025 no Android), além de um Tab Grid e uma folha inferior exclusivos, que agora adotam o novo visual.
Leia também: Só falta o ‘Liquid Glass’: Imagens mostram que Samsung já trabalha para aproximar One UI do iOS 26
As mudanças do Liquid Glass começam pelo Tab Grid, onde o seletor de Incógnito (sempre visível), abas e grupos de abas exibem o novo estilo, com a busca posicionada à esquerda. Os botões de Edit e Done também receberam o mesmo tratamento visual.

Leia também: Novo problema na câmera do iPhone 17 Pro e iPhone Air deixa ‘buraco’ em fotos noturnas
Os menus de contexto foram atualizados para um estilo mais moderno que evita o desfoque de fundo, resultando em uma leitura mais limpa e um visual mais contemporâneo.
A folha inferior (bottom sheet) não ocupa mais toda a largura da tela, adotando cantos mais arredondados, e os itens de menu também ganharam essa curvatura adicional. Essa linguagem visual foi estendida às Configurações, onde há um novo ícone Done/cheque e alternadores on/off atualizados.
O indicador de carregamento de abas também foi alterado, agora adotando o estilo de pinwheel do iOS em vez do círculo anterior.
Teclado, atalhos e a adoção mais ampla do Liquid Glass
O iOS 26 trouxe um teclado com folhas e teclas mais arredondadas. Historicamente, o Chrome adicionava uma linha extra ao teclado com acesso à busca por voz, Google Lens e teclas úteis como .com e barra. Nessa atualização, essa linha extra passou a aparecer como um retângulo flutuante acima do teclado principal.
É incerto como outros apps do Google irão adotar o Liquid Glass. A rápida implementação no Chrome pode ser específica à interface já única do navegador. Para a maioria dos aplicativos Google em iOS, uma recompilação com o SDK mais recente que traz o novo teclado pode ser o suficiente para ajustes visuais, embora isso ainda não tenha ocorrido nas atualizações checadas esta semana.
O Chrome 141 para iPhone e iPad traz o Liquid Glass como uma atualização visual significativa, alinhando elementos do navegador ao novo idioma visual do iOS 26 sem sacrificar as especificidades da versão para iOS. A mudança é ampla, afetando desde o Tab Grid até menus e o comportamento do teclado, e abre margem para que outros aplicativos Google eventualmente sigam este caminho.
Fonte: 9to5Google
Ajude-nos a crescer no Google.